O vinagre de maçã é bom para os cabelos?

O vinagre de maçã é excelente não só para a saúde mas para a beleza dos cabelos também! Veja como utilizar o vinagre de maçã nos cabelos de maneira correta.

Cabelo Masculino - 4 de abril de 2016 - Saúde e cuidados

Não amigos, a intenção não é deixar os cabelos com cheiro de salada, podem ficar tranquilos. A questão é que o vinagre de maça é muito bom para os cabelos e também para manter a saúde do couro cabeludo em dia.

Além de fazer muito bem para a saúde, o vinagre de maçã tem ação antibacteriana e anti-inflamatória que ajuda a acabar com a caspa e a amenizar possíveis processos de descamação na pele, e como todo mundo sabe, é um passo para o inicio da queda de cabelo. Além disso, o vinagre de maçã também é usado para dar brilho nos cabelos, pois ele ajuda a fechar as escamas dos fios e a retirar resíduos de xampu e dos finalizadores. As vantagens são inúmeras e abaixo selecionamos algumas delas para termos noção dos benefícios que o vinagre proporciona também relação a saúde e beleza dos cabelos.

Outros benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

  • Controla a oleosidade dos cabelos;
  • Diminui o ressecamento dos fios equilibrando o pH capilar;
  • Ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo auxiliando a crescimento de novos fios de cabelo;
  • Propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas que ajudam a combater dermatites e descamações;
  • Fecha as escamas dos fios proporcionando mais brilho e maciez aos fios;
  • Reduz o frizz.

Usando o vinagre de maçã para combater a caspa

Graças as propriedade anti-inflamatória e antifúngicas, o vinagre de maçã é excelente para combater a caspa assim como problemas de descamação do couro cabeludo evitando a queda de cabelo. Para usar é fácil, utilize um algodão embebido uma misture de vinagre de maçã (1 colher de sopa para cada copo de água), aplique em todo couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos. Ao final enxágue normalmente com água fria.

Veja também >> 7 dicas para acabar com a caspa no cabelo masculino

Para dar mais brilho

Para dar mais brilho aos cabelos, pode-se usar a mesma quantidade na mistura de uma colher de sopa de vinagre para cada copo de água. Com os cabelos já lavados (xampu e condicionador) e enxaguados, aplique o vinagre de maça por todo o cabelo retirando apenas o excesso e deixe secar naturalmente.

Faça o teste, o cabelo fica com muito brilho!

veja também >> Os produtos corretos para cada tipo de penteado do homem

Para fechar as escamas dos fios

Já falamos por aqui que quando os fios ficam com as escamas abertas, os cabelos tendem a ficar secos, sem brilho e propensos a receber resíduos externos. O condicionador faz o papel de fechá-las entretanto, podemos dar uma “turbinada” em nosso produto acrescentando uma colher de vinagre de maça (não exagere na quantidade) junto com o condicionador na aplicação.

Aplique a mistura normalmente e deixe agir de 2 a 5 minutos (depende das informações do seu produto) e enxágue normalmente com água fria ou morna. Você vai perceber a diferença logo na primeira aplicação.

Frequência de utilização

Como é um tratamento natural, os resultados começam a aparecer ao longo do uso portanto, uma vez por semana já é o suficiente.

Outro detalhe importante, evite utilizar o vinagre puro nos cabelos. Se o vinagre não for de qualidade, o excesso de álcool presente poderá fazer o efeito contrário ocasionando em fios secos, pele ressecada e coceira.

Concluindo

Você pode estar se perguntando se o vinagre vai deixar algum cheiro estranho no cabelo, mas a resposta é não, pode ficar tranquilo. Mas um detalhe tem que ser levado em consideração quanto ao vinagre a ser usado, e isso é importante pois a qualidade vai determinar os resultados. Recomendo o vinagre orgânico de maçã e sem a adição de conservantes ou corantes, ou um produto específico para os cabelos, mas que nem sempre é fácil de encontrar, mas existe.

O vinagre orgânico de maçã é mais fácil, tem em lojas de produtos naturais, feiras e até mesmo no supermercado. Compre uma boa marca e aproveite os benefícios!