Reconstrução capilar: O que é e como fazer em casa

Com o excesso de produtos químicos nos cabelos, com o tempo os fios vão perdendo vitalidade e ficando mais finos e frágeis, e a reconstrução capilar vem para ajudar a recuperar os nutrientes perdidos e dar mais saúde aos fios.

Cabelo Masculino - 4 de janeiro de 2016 - Saúde e cuidados

Conhecido também como botox capilar ou reposição de massa, o objetivo deste tratamento é devolver os nutrientes naturais aos fios a fim de reestruturar as fibras dos cabelos que geralmente ficam danificados e quebradiços com os sucessivos procedimentos químicos, como tinturas e alisamentos. Ou seja, a reconstrução capilar ajuda repor a massa dos fios dando mais “corpo” aos cabelos.

Apesar de ser um tratamento indicado para quem passou por processos químicos, cabelos finos e danificados também necessitam da reconstrução para recompor a fibra dos cabelos. Então se o seu cabelo for fino, você também deve fazer esse procedimento para que os seus fios ganhem corpo.

No salão ou em casa?

Aí depende….Quando os cabelos estão “sofridos” o tratamento feito no salão é mais eficiente pois os produtos são profissionais e com concentrações de ativos maiores, que regeneram os cabelos mais rapidamente, sem falar é claro que tudo é feito por profissionais.

Mas é possível fazer o tratamento em casa sem problemas. Existe uma infinidade de produtos reconstrutores, alguns melhores, outros precisam de um tempo de uso prolongado. O importante é a continuidade e a realização do processo feitos corretamente, assim você vai conseguir atingir resultados melhores.

Fazendo a reconstrução capilar em casa

Para fazer a reconstrução capilar em casa você vai precisar de:

  • Xampu anti-resíduos;
  • Queratina líquida;
  • Máscara de hidratação;
  • sérum ou óleo finalizador;
  1. Lave bem os cabelos com um xampu anti-resíduos. Este xampu é importante para retirar todas impurezas e os restos químicos presentes nos fios. Nesta lavagem as escamas do cabelo também irão se abrir para receber os nutrientes da reconstrução. Não use condicionador nesta etapa!
  2. Retire apenas o excesso de água com uma toalha e aplique a queratina nos fios no comprimento do cabelo. Não utilize na raiz! Cada produto tem um tempo de ação específico, varia em torno de 15 minutos.
  3. Massageie os cabelos do comprimento as pontas dos cabelos. É mais fácil você separa por mechas e ir massageando um pouco em cada mecha. Isso se chama enluvamento e ajuda o produto a penetrar melhor nos fios.
  4. Após o tempo de ação do produto, aplique uma máscara de hidratação e deixe agir de 15 a 20 minutos.
  5. Lave bem com água fria ou morna, tire o excesso de água com uma toalha macia sem esfregar,e aplique um sérum protetor ou óleo finalizador;

Quando os cabelos estão muito fragilizados, o ideal é não usar nenhum tipo de secagem com calor. Depois de 3 dias você pode fazer sua hidratação normalmente.

Frequência de uso

Cabelos muito quebradiços e emborrachados, pode-se fazer com um intervalo de 15 dias. Para quem faz uso de química e o cabelo está fino e começando a dar sinais de enfraquecimento, um intervalo de 30 dias entre uma aplicação e outra já é o suficiente.

Pós tratamento

Após o tratamento o ideal é utilizar um linha de produtos (xampu, condicionador e creme) específicos para reconstrução capilar. Esses produtos irão dar continuidade na recomposição dos fios entre os intervalos de cada aplicação.

Ampolas de reconstrução

Praticamente todas as marcas de cosméticos possuem uma linha de ampolas de tratamento específicas para reconstrução capilar. A vantagem é a rapidez da aplicação pois o uso é feito no banho como se fosse um condicionador.

Dicas de produtos

produtos para reconstrucao capilar

1- Creme de reconstrução com colágeno; 2- ampolas de tratamento intensivo Tresemmé;3- Queratina Vizcaya; 4- Xampu anti-resíduo Aquaflora; 5- Sérum protetor Alfaparf com semi di lino.

Concluindo

É importante lembrar para as pessoas que possuem o cabelo saudável que aplicação da reconstrução capilar pode ocasionar um efeito contrário. Os fios podem ficar duros e propensos a quebra devido ao excesso de queratina, portanto, use apenas quando for necessário. Na maioria dos casos os cabelos precisam é de hidratação bem feita e regular e não especificamente de reconstrução.

Um abraço e até a próxima!