Qual a roupa ideal para o trabalho

Formal, informal, despojado? Se você ainda fica na dúvida do que vestir para o trabalho, selecionamos algumas dicas para acertar na escolha da roupa.

Cabelo Masculino - 27 de maio de 2015 - Moda

Saber se vestir adequadamente não é só uma questão de estilo. No trabalho isso pode ter um peso maior do que você imagina, pois, dependendo do cargo,  você é notado de forma diferente, e o que é usado conta pontos a favor ou contra.

Hoje em dia as regras para se vestir no ambiente de trabalho tem dado sinais de mudança e dependendo do cargo o estilo informal já pode ser adotado com tranquilidade. Mas o que parece fácil pode causar um nó na nossa cabeça devido a tantas opções, errar se torna mais fácil. Já em algumas profissões é praticamente impossível variar no visual como é caso de advogados, empresários e cargos que exigem o clássico terno.

Roupas informais para o trabalho

Apesar da possibilidade de usar um jeans e camisa é bom saber que certos modelos não são bem vindos. Calças skinny, rasgadas e com lavagem muito desbotada não combinam com o ambiente de trabalho. Se o jeans é permitido opte pelos modelos de corte reto e sem lavagem (ou pouca). Algumas profissões por natureza tem um “DNA jovem” e proporcionam uma liberdade muito maior na hora de se vestir, como startups, empresas de tecnologia, arquitetos e designers, por exemplo.

look informal para o trabalho

A ideia é ter uma percepção maior do que as pessoas vestem na empresa, assim você sabe até que ponto pode ir no seu jeito de vestir. Em alguns locais do país sabemos que no verão o calor é quase infernal e a bermuda é sabiamente é liberada. Mas aposte nos modelos de alfaiataria, jeans e tecido mais estruturado e com o comprimento na altura do joelho. Ir com bermuda do “curintia” nem pensar ok?

Uma linha informal que é fácil de acertar é o jeans reto, camisa que pode ser social ou uma pólo, sapatênis ou sapato Monk Strap informal.

Veja também

Entenda tudo sobre os sapatos masculinos

Cabelo masculino social – Um clássico que é para todos!

Roupa formal para o trabalho

Se para o ambiente formal a variação é menor, em contrapartida fica muito mas fácil acertar, afinal o terno irá quase como um uniforme diário. O tamanho do terno é um ponto importante a destacar, o comprimento precisa estar correto. Uma calça jeans com uma barra maior talvez não interfere tanto, mas no terno isso não combina e funciona negativamente, fica parecendo calça de palhaço. O mesmo para o paletó que não deve ser grande demais e nem apertado (justo é diferente de apertado ok?). Algumas regrinhas básicas para o uso do terno:

  • A calça deve estar a com um comprimento em média de 1 cm antes de terminar o salto do sapato;
  • Barra do paletó: Dobre o braço 90 graus, (braço para frente acima da barriga). O tamanho do paletó deve estar até o “ossinho” do punho.
  • Nunca abotoar o último botão do paletó; a não ser que ele seja de apenas 1 botão.
  • Meias e cinto devem combinar com a cor dos sapatos;
  • O comprimento do paleto, deve ir no máximo até a altura do quadril.

roupa social trabalho

A camisa que vai por baixo do paletó deve ser de cor clara, branca de preferência ou listrada, com fundo claro e listras discretas. A gravata é o ponto forte e pode ser o seu toque de estilo para fugir um pouco da formalidade.

Não poderia faltar. Um corte de cabelo adequado

Em alguns pontos o corte de cabelo assim como as roupas, podem permitir um estilo informal, mas como já mencionamos, depende do lugar e do cargo que você ocupa.

cabelo social masculino

Uma dica para não errar é optar por corte que permita uma versatilidade no penteado, que com apenas um finalizador é possível variar do trabalho para os ambientes mais informais.

Concluindo

Para finalizar ressaltamos que o importante é saber o que se pode usar para cada lugar e para isso você não precisa gastar fortunas. Sabendo disso a liberdade de escolha é tremenda e você não vai mais ficar confuso e nem escravo das vitrines de shopping.