Os melhores cortes de cabelo masculino da história

Seja qual for a época, o cabelo masculino sempre acompanhou a trajetória de grandes personalidades, servindo de inspiração até hoje. Conheça então, alguns dos que foram e continuam sendo os cortes de cabelo masculino da história!

Cabelo Masculino - 25 de agosto de 2016 - Cortes de cabelo

Há uma linha bem tênue quando falamos sobre alguma coisa como sendo “a melhor”, seja no que for. Entretanto, quando falamos de moda e estilo é impossível não olharmos para trás e vermos algumas referências que servem de inspiração para compor (e criar) novos estilos. E claro, os cortes de cabelo também não fogem à regra.

Durante toda a história da humanidade, o corte de cabelo masculino sempre foi símbolo de masculinidade, status, poder e posição social. Algumas vezes falamos sobre o assunto principalmente relacionado ao cabelo comprido, que para os homens principalmente de determinada época e cultura, significavam o “fator dominante masculino”, e pensar em um visual diferente para época era praticamente contrariar a masculinidade e o “poder de macho” diante da comunidade (qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência) :/

Mas lembrando e pensando bem, na grande maioria dos ícones da história, o visual “ogro e bruto” não era tão marcante assim. Basta lembrarmos do padrão de beleza grego e de algumas figuras históricas da Roma antiga, logo podemos perceber como o visual “arrumadinho” era cultivado pelos homens desde os tempos remotos. E baseado nisso, selecionamos alguns estilos que marcaram época e são usados até hoje, de forma repaginada é claro, mas com inspiração no que já marcou a moda nos tempos idos.

Os melhores cortes de cabelos masculino de todas as épocas

Alexandre o Grande (350 A.C.)

busto estatua alexandre o grande

Hoje poderíamos chamar este corte de cabelo de Messy Hair,  ou cabelo com ondas e texturas. Ondas soltas e fios mais bagunçados eram a marca registrada do imperador Alexandre O Grande. Devido as suas várias conquistas, Alexandre conhecia o que de melhor existia na época em termos de cuidados e beleza. Produtos especiais e difíceis de se encontrar na época, como de perfumes e óleos para conservar a beleza. Dizem que o imperador macedônico usava água com açafrão para lavar os cabelos conservando assim os tons alaranjados, além de ter sido considerado o homem mais cheiroso da sua época. Então, quem disse que os cuidados masculinos é coisa da atualidade, é coisa apenas de “metrosexual” ?

Coincidência ou não, este estilo é um dos mais procurados em 2016, como podemos ver abaixo algumas variações e inspirações.

cabelos comprimento médio masculino

Para quem quiser adotar o corte de cabelo Messy Hair, que foi inspirado no de Alexandre o grande, saiba que o estilo é ideal para quem tem os cabelos ondulados e fios mais grossos. E na hora de pentear, a sugestão é usar spray (surf spray) ou pomada para ajeitar as ondas e deixar o penteado com efeito solto e natural.

Júlio césar (100 A.C)

julio cesar de roma

Ao se observar esculturas e bustos existentes de Júlio César, podemos perceber que o imperador de Roma cultivava os cabelos ao estilo clássico, laterais e topo do mesmo tamanho e franja curta.

Em terras “gringas” (na Europa) o corte de cabelo é bem conhecido como corte francês, já por aqui ele fica é conhecido como corte clássico. Abaixo alguns dos estilos inspirados no corte a la “Julius”.

cabelo curto masculino no estilo clássico

Além do estilo clássico, o corte combina com quase todos os tipos de rosto, embora os homens que possuam a testa um pouco maior precisem deixar um pouco mais de comprimento na franja. Para quem tem o rosto redondo, o tamanho um pouco maior no topo é necessário para equilibrar as linhas do rosto, caso contrário o corte fica muito rente a cabeça o efeito redondo é mais aparente.

Veja também : Cabelo masculino social – O clássico que é para todos!

Elvis e James Dean (Década de 50 e 60)

elvis e james dean

Não podemos falar de estilos icônicos sem citar esses caras é praticamente impossível. James Dean (a gente falou sobre o estilo dele aqui nessa matéria), ator americano da década de 50 considerado um “rebelde sem causa”, tornou-se referência pelo seu estilo simples e despojado, que representavam bem a juventude americana do pós-guerra da época. Morreu cedo, (24 anos) em um acidente de carro, o que fez dele um ídolo jovem eternizado.

Jeans, camiseta e casaco de couro, complementados por um bom sapato eram sua marca registradas. O cabelo estilo Rockabilly então nem se fala, é usado, replicado e reinventado a cada ano.

Elvis também imortalizou o mesmo estilo com topetes arrojados e maiores, o que também acabou virando marca registrada, e dos amantes do Rock da época.

Muitos outros cortes de cabelo ficaram na moda ano a após ano, com inspiração nesses dois caras, veja só.

Imagens: Jamiestevenshair.com/

Imagens: Jamiestevenshair.com

corte-cabelo-masculino-topete-pompadour-moderno-diversos-estilos

Veja também: Cabelo masculino 2016: Veja quais tendências apostar

Will Smith (anos 90)

will smith um maluco no pedaco

Se você é fã dele vai lembrar da série, um maluco no pedaço, onde Will tinha o cabelo black quadrado com o topo bem alto. Esse foi um dos estilos mais usados por quem tem cabelo crespo, sendo que uns usavam ele super alto e estruturado e já outros conseguiram adaptar para um penteado menor e mais fácil de controlar. O único problema deste corte é a manutenção, pelo menos três vezes no mês é preciso dar uma passadinha no salão.

Variação do corte existem muitas é claro, se você não quer ficar parecido com um viajante do tempo que acabou de chegar do anos 90, opte por cortes simétricos mas com tamanho reduzido.

cabelo crespo masculino simétrico

Para manter o penteado, aposte em uma cera para cabelos crespos e ondulados. Ela ajuda a controlar os fios rebeldes do topo. Dá para fixar com spray para complementar o style.

#Fica a dica: Nessa matéria falamos um pouco sobre como cuidar dos cabelos crespos e encaracolados e ostentar o cachos!

>> Dê vida aos cabelos crespos! Dicas diárias de cuidado e hidratação

David Beckham (2014)

david beckham

Sucesso nos campos e no mundo fashion, o cabelo de David Beckham é um dos mais usados até hoje. Este corte com franja mais longa e laterais mais curta,  é uma excelente opção para quem procura um estilo versátil e sem muitos problemas na manutenção. Combina bem para quem tem o cabelo mais liso, mas dá para adaptar ao seu modo mesmo tendo o cabelo um pouco mais ondulado.

cabelo masculino com textura

Para manter o penteado é você pode escolher entre uma pomada ou cera com fixação maior, ou para deixar o visual mais despojado usar um sea salt spray.

Concluindo

Escolher os melhores cortes de cabelo masculino não é uma tarefa fácil e está longe de agradar a todos. Escolhemos aqui grandes nomes que marcaram uma época, mas é claro, que cada um se identifica com um estilo ou outro.

A nossa intenção foi também mostrar como a aparência está ligada a cada personalidade e isso revela muito de nós. Não sabemos se a personalidade marca nossa estética ou se é ao contrário que revela o que somos realmente. Mas uma coisa é certa, detalhes em nossa aparência nos fazem ser lembrados por muito tempo! Quem sabe você não será o próximo a encabeçar uma lista dessas daqui a alguns séculos, não é mesmo?