O aparelho de barbear ideal: Como escolher o seu?

Veja a diferença entre os principais aparelhos de barbear e escolha qual é o ideal para o seu caso.

Cabelo Masculino - 3 de janeiro de 2017 - Barba, Dicas, Saúde e cuidados

Homem se barbeando

Para os homens que gostam de manter a barba bem aparada, tendo muitos pelos ou mesmo quase nada de barba, uma coisa é certa para ambos os casos, ter um aparelho de barbear ideal  que supra sua necessidade é fundamental.

Em geral, quem gosta ou precisa manter a cara limpa, tem que se barbear pelo menos duas vezes na semana. E se você vai de aparelhos descartáveis já sabe que é preciso preparar o bolso para muitas lâminas no mês.

Os barbudos nos últimos anos ainda tinham a desculpa do visual “hispter”, para o caso de dar aquela preguiça na hora de aparar os pelos do rosto. Mas como essa onda das barbas longas está com os dias contados, é bom escolher o aparelho correto para as suas necessidades.

Aqui não entra somente a questão dos gastos – que dependendo do caso pode custar muito –   mas o tipo da pele do rosto vai determinar qual aparelho de barbear é melhor para cada um.

Pele sensíveis geralmente ficam muito irritadas com lâminas descartáveis. Seja pela fricção das lâminas no rosto ou pelo tipo de espuma de barbear, esse processo pode ser uma tortura semanal. Os aparelhos com cartuchos minimizam um pouco o problema, mas não resolvem totalmente. Já os aparelhos elétricos, cada vez mais modernos, entram como um forte aliado em diversos casos.

A seguir, vamos detalhar qual o melhor aparelho de barbear para cada situação. Veja em qual você se encaixa e diga adeus as irritações!

Aparelhos descartáveis

Com o próprio nome já diz, este tipo de aparelho não possui refil e pode durar apenas uma vez ou alguns dias dependendo da frequência de uso. Os aparelhos descartáveis mais baratos podem vir com apenas uma lâmina, o que não é tão econômico para quem tem a barba cheia ou precisa se barbear mais de duas vezes por semana.

aparelhos de barbear descartáveis.

Barbeador descartável ou navalhas podem não ser as melhores opções para quem tem a pele do rosto sensível. Isso porque as lâminas comuns causam mais fricção na pele, e isso ocasiona irritação no local. A pele fica vermelha e se os pelos rosto começam a encravar, o problema pode ser ainda mais sério.

Já os barbeadores com carga, são aqueles em podemos trocar apenas a “cabeça” do barbeador. Geralmente eles possuem 3 laminas ou mais e fitas deslizantes com produtos que minimizam a irritação, como o aloe vera por exemplo.

Barbeadores com refil.

Alguns aparelhos já possuem uma vibração durante o barbear, são os chamados aparelhos Power. Essas micro vibrações facilitam o barbear e causam menos irritações no rosto.

Aparelhos com cartucho costuma custar mais caro quando comprados com o kit completo. Em contrapartida, mudar somente o cartucho depois, torna-se mais barato com o tempo e com o uso frequente.

A boa e velha navalha de barbear

Se você não quer uma cena digna de uma filme do Hitchcock, eu não indico fazer sozinho, principalmente para quem não tem habilidades manuais ou o mínimo de destreza com as mãos. #ficaadica

Se você nunca foi em uma barbearia, acho bom você tentar pelo menos uma vez na vida. Um barbeiro irá fazer um processo antes do barbear, com limpeza, toalha quente e um espuma de barbear de qualidade que até mesmo os homens que possuem a pele sensível podem fazer.

O barbeiro consegue cortar toda a barba no sentido certo, que dificilmente a gente consegue apenas se olhando no espelho, no caso do uso da navalha. Isso faz toda a diferença no barbear. É claro que isso é uma questão de gosto e adaptação, muitos não se adaptam, já outros não abrem mão desse conforto. Sem falar no clima vintage de algumas barbearias, que possuem até um bar temático para você tomar uma cerveja enquanto aguarda a sua vez. 😉

Veja também >>A barba ideal para cada formato de rosto

Aparelho elétrico de barbear

É muito grande a variedade dos aparelhos descartáveis, e tal como eles, os aparelhos elétricos também existem aos montes e para todos os gostos e preços.

Apesar da maioria dos modelos possuírem as “cabeças flutuantes” é bom lembrar que esses modelos causam menos traumas pois se adaptam as curvas do rosto sendo praticamente impossível haver cortes ou aqueles puxões nos pelos tão comum em aparelhos mais antigos.

O preço não é o fator determinante de qualidade nesse caso. Se você gosta de fazer a barba debaixo do chuveiro, então vale o investimento em um aparelho que possa ser molhado. Se você prefere fazer a barba a seco, então não precisa investir em um aparelho que seja a prova da água.

Os aparelhos de barbear elétricos costumam aparar os pelos bem próximos a pele, o que evita irritações ou encravamentos . “Há, mas eu gosto de barba feita e rosto lisinho e blá!” Pois então, o aparelho corta rente e não irrita, na sequencia você finaliza o barbear com uma aparelho de laminas. Menos pelos na finalização ajuda a irritar menos a pele. Simples assim.

Barbeador elétrico multidirecional

Estes aparelhos geralmente são feitos para cortes a seco, sem a necessidade de gel ou creme de barbear. Como o próprio nome já diz, o sistema multidirecional corte e várias direções, bastante útil para quem tem os pelos que crescem em vários sentidos ou para quem tem a “barba cheia”.

Alguns modelos vem com um kit de pentes para aparar a barba em vários tamanhos. Outros possuem um adaptador para aparar os pelos do nariz e orelha. Abaixo alguns modelos facilmente encontrados no Brasil:

1- Aqua Touch da philips; 2- Barbeador Wahl Clipper 3 em 1; 3- Barbeador Gama Italy; 4- Barbeador e aparador 2 em 1 da philips.

Não menos importante, os cuidados pré-barbear

Algumas possíveis irritações podem ser evitadas se você tiver alguns cuidados antes do barbear, veja:

  • Lave bem o rosto antes do barbear com sabão líquido com o pH neutro ou produtos específicos para o rosto.
  • Pelos encravados? Tente fazer a barba durante o banho com água quente. Isso amolece os pelos e abre os poros facilitando o deslizar das lâminas.
  • Sem creme de babear? Use o condicionador de cabelo, os pelos ficam macios e fáceis de cortar.
  • Sempre use uma toalha quente no rosto antes de fazer a barba para amolecer os pelos e acalmar a pele.
  • Faça uma esfoliação no rosto pelo menos uma vez na semana.
  • Use gel ou creme de barbear de qualidade, ou produtos para pele sensível, se for o caso.
  • Use sempre um gel pós-barba. Esses produtos ajudam a acalmar a pele, diminuem a coceira e possíveis irritações na pele.