Meu cabelo precisa de condicionador?

O meu cabelo precisa de condicionador? Uma pergunta que nem todos sabem responder, porque não sabem realmente para o que serve e como usá-lo.

Cabelo Masculino - 15 de agosto de 2016 - Saúde e cuidados

Na época em que eu pegava qualquer xampu  “dando sopa” no banheiro, essa era também uma das minhas dúvidas. Será que o meu cabelo precisa de condicionador? Hoje posso dizer isso com bastante certeza, sim precisa. Ou seja, se você tem cabelo (mesmo que pouco:/) o condicionador é obrigatório.

Sabendo disso, a questão principal fica em torno da maneira correta de usar o condicionador, pois isso sim vai influenciar o resultado final.

Para que serve o condicionador

Quando lavamos os cabelos, o xampu ajuda a limpar os fios e retirar os resíduos que ficam presos nos cabelos e no couro cabeludo. Os fios do nosso cabelo possuem pequenas escamas que se abrem quando usamos o xampu, um processo natural da lavagem. O condicionador vem para fechar essas escamas ajudando a manter os cabelos com sua umidade natural e impedindo que os fios ressequem, e deixando os cabelos com mais brilho e protege do frizz.

O condicionador possui substâncias, como o silicone, que simulam a camada de proteínas e aminoácidos que faz o trabalho de fechar as esmas dos fios.

Sendo assim o condicionador, fecha as cutículas dos cabelos, as escamas que depois do xampoo se abrem igual a um guarda chuva, o resultado é que sem o condicionador os cabelos ficam opacos sem vida e desprotegidos. O condicionador entra para fechas essas escamas naturais dos cabelos, criando também uma camada protetora que ajuda a proteger contra o sol, a poluição, vento e resíduos externos diversos. Além de deixar o seu cabelo com mais vida e balanço.

Como usar o condicionador?

O primeiro passo é escolher o condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo. Outra grande dúvida principalmente para quem tem os cabelos oleosos é se devem usar o condicionador todos os dias. Sim, é importante usar todos os dias entretanto, o produtos precisam ser adequados ao seu cabelo que no caso é oleoso.

E deve ser usado apenas do meio do cabelo para as pontas, então se você tiver cabelos médios ou longos, aplique da altura da orelha para as pontas, se o seu cabelo é curto, aplique apenas nas pontas, evitando emplastar o couro cabeludo. Se quiser passar em todo cabelo incluindo o couro, é importante enxaguar com bastante água, para não deixar excesso de condicionador no couro cabeludo e assim evitar que o seu cabelo fique ainda mais oleoso.

Já para quem tem os cabelos secos, os condicionadores adequados possuem uma quantidade maior de óleos essenciais e proteínas. Enfim, existem diferenças dos condicionadores para cada tipo de cabelo e usar um que não seja para o seu pode piorar o aspecto e causar alguns problemas.

Como já falei, lembrando…Para usar o condicionador corretamente, aplique do meio as pontas dos fios. Deixe agir pelo tempo determinado no produto que geralmente é de dois minutos. Vale lembrar um detalhe importante, deve-se enxaguar bem os cabelo para retirar todo o produto. O aspecto pesado e oleoso que o condicionador deixa geralmente é pelo excesso do produto nos cabelos e por não enxaguar corretamente.

Veja também

O vinagre de maçã é bom para os cabelos?

Selagem térmica capilar: Aprenda a fazer em casa

Adeus frizz! Dicas para acabar com os cabelos rebeldes

Para quem tem os cabelo oleosos, aplique somente nas pontas dos fios, que geralmente são bem mais secos. E sempre, enxágue muito para retirar o produto.

Qual é o condicionador ideal para o seu cabelo?

Cabelos crespos e cacheados: Esse tipo de cabelo é mais ressecado e sofre mais com pontas secas e frizz. Aposte nos condicionadores que tenham mais óleos essenciais na formulação com por exemplo: Karité, macadâmia, coco e outros.

Cabelos secos e frisados: a hidratação deve ser mais intensa, portanto a escolha do condicionador deve ter óleos hidratantes na composição.

Cabelos com química: Quando se usa qualquer tipo de química nos cabelos, as escamas dos fios se abrem e perdem nutrientes e massa. Por isso que algumas pessoas falam que o ficou “fino” depois de algum procedimento. Escolha o condicionador para cabelos quimicamente tratados que possua proteínas e vitaminas para repor o que os fios perderam e preencher as lacunas que ficaram abertas no processo químico.

Cabelos finos ou oleosos: Essa é uma dúvida bem comum entre os homens e bem praticada também. Muitos acham que o cabelo oleoso não precisa de condiciador e que se usar o mesmo fica ainda mais pesado. Muito pelo contrário, o cabelo oleoso precisa de sim de condicionador pois se os fios não receberem a hidratação adequada, o nosso corpo irá produzir ainda mais sebo para suprir o ressecamento. Aí sim a oleosidade aumenta.

O condicionador ideal para os cabelos oleosos são aqueles que equilibram o nível de gordura do cabelo ao mesmo tempo que que cria uma camada protetora nos fios. O condicionador possui poucos óleos e sua composição tem extratos de frutas cítricas são uma boa opção, além de dar um frescor pós-banho muito bom.

A máscara de hidratação substitui o condicionador?

Não, os dois produtos tem funções diferentes embora façam o mesmo papel de fechar as cutículas dos fios. A máscara de hidratação tem muito mais nutrientes, tem a proposta de nutrir e recuperar os nutrientes dos fios. Portanto, usar a máscara de hidratação muitas vezes no lugar do condicionador não é boa escolha, seu cabelo pode ficar pesado e oleoso demais. Sugiro que, no dia de hidratar com a máscara não é necessários usar o condicionador.