#Dúvida do leitor: Como diminuir o volume do cabelo nas laterais

Volume nas laterais do cabelo realmente incomodam e dificultam muito na hora do penteado. Por isso, separamos 7 dicas que vão ajudar a você contornar o problema.

Cabelo Masculino - 22 de setembro de 2016 - Dicas, Saúde e cuidados

Diante da chuva de comentário aqui no blog e a impossibilidade de responder a todos em tempo, resolvi criar posts para responder as principais dúvidas aqui dos nossos fieis leitores.

E uma pergunta recorrente é sobre o volume no cabelo, principalmente nas laterais que dificultam na hora de pentear e ficam querendo “ganhar vida própria” ao longo do dia. Aquele efeito bozo ao acordar de manhã…#quemnunca.

Como eu faço para diminuir o volume do cabelo na lateral?

O tipo de cabelo influencia muito principalmente quando ele tem tendência a ser ressecado, e sendo cacheado ou crespos, daí as chances de um excesso de volume é bem maior. Problema é que muito homens andam fazendo alisamento e progressivas indiscriminadamente para resolver o problema, o que é apenas um paliativo.

Veja também >> Cabelos crespos: Top cortes e penteados para valorizar os cachos

A boa notícia é que você pode conseguir uma boa redução do volume nas laterais apenas tomando alguns cuidados básicos, sem muita neura e gasto com produtos. Separamos 7 dicas para ajudar você a contornar o problema do volume nas laterais.

1- Aposte na hidratação com óleos essenciais

Pois é, paciência e dedicação como as meninas tem com os cabelos, acho que estamos um pouco longe disso. Entretanto, podemos usar uns truques ao usar sua máscara de hidratação ou condicionador que vão facilitar e ajudar muito na hidratação.

Adicione algumas gotas de óleo de coco, karité, andiroba, cacau ou outro óleo de hidratação quando for usar o condicionador ou máscara de hidratação.

É bom não abusar, uma vez por semana já está bom demais!

2- Aguá fria para enxaguar o cabelo. Fria mesmo tá!

Parece simples mas faz toda a diferença. Ao terminar o banho, o enxágue com água fria ajuda os fios a se alinharem fechando as escamas e consequentemente diminuindo o volume dos lados e do cabelo como um todo.

Já falamos muito isso por aqui, mas não custa lembrar. Quando lavamos o cabelo, o shampoo faz o papel de abrir as escamas para limpar ele o máximo possível. O condicionador dá uma ajuda para fechar e se combinarmos com a água fria o resultado fica ainda melhor. E vamos combinar, água quente demais nunca, ok?

Há, lembra do truque do soro fisiológico no enxágue? Funciona muito bem nessa hora!

3- Mantenha o corte do cabelo em dia

Manter o corte de cabelo em dia é fundamental para evitar pontas duplas, fios irregulares e ressecados nas pontas. Dessa maneira você consegue controlar mais o volume dos lados.

Esperar muito tempo para cortar o cabelo faz o efeito contrário, fica com aspecto “espigado” nos primeiros dias principalmente para quem cabelos mais grossos.

4- Seque o cabelo, não esfregue!

Seja delicado e use uma toalha macia amassando e tirando o excesso de água. Esfregar freneticamente só funcionam com cachorros labradores, que por sinal ficam fofos com muito volume no pelo, coisa que você não quer no seu cabelo né.

5- Leave-in ou antifrizz nas pontas

Produtos que possuem óleo essenciais como argan, coco, cacau e karité também ajudam a diminuir o volume na lateral. Aplique nas pontas dos fios e evite usar em excesso.

Veja também >> 8 dicas para diminuir o volume dos cabelos

6- Cuidados com o uso de bonés

Principalmente quando o cabelo está um pouco maior dos lados, o boné amassa e até mesmo quebra os fios ao meio. Isso fica horrível no visual, pois os fios quebrados ao meio espigam, a parte mais grossa do cabelo levante e aí já viu, volume de bozo na certa…

7- Mantenha a umidade do cabelo

Tempo seco e cabelo não combinam muito, por isso é preciso manter a umidade dos fios em ordem para poder evitar o excesso de volume nos fios.

Você pode fazer essa hidratação usando uma máscara de hidratação e potencializar com aqueles óleos essenciais que falamos acima. Outro excelente produto são os recondicionadores bifásicos que ajudam o fio a reter mais água.

Veja também >> Hidratação caseira para os cabelos ressecados

A aplicação é feita com os cabelos úmidos por aproximadamente 20 minutos e sempre enxaguando com água fria.

Bom , é isso. Se tiverem dúvidas é só postar um comentário ou ir até a nossa página do facebook e participar por lá também.