Dicas para modelar o seu cabelo com perfeição: Seu guia definitivo de estilo

Você sabe que produto usar para modelar o seu cabelo? Hoje vamos explicar para que serve cada um e como usar para deixar seu penteado incrível!

Cabelo Masculino - 19 de fevereiro de 2015 - Dicas, Publieditorial

Hoje vamos falar de um tema que confunde muito os homens, como modelar o cabelo e principalmente,  que produto usar. Entre tantos modeladores como gel, pomada, cera, sprays e outros tantos é normal causar alguma confusão. Mas o importante é saber que cada produto tem suas características específicas e resultados diferentes no cabelo.

É importante lembrar que o resultado final do penteado vai depender muito do seu tipo de fio e que existe sim uma linha de produto que se enquadra melhor a cada tipo de cabelo e que vai garantir o efeito que você deseja. Para isso vamos entender o que cada um faz e algumas dicas para modelar suas madeixas da maneira correta. Let’s vamos!

E para começar, o conhecido Gel!

Talvez este seja um dos modeladores mais conhecidos pelo público masculino, mas “tadinho”, mal compreendido pela maioria dos homens que fazem o uso errado dele e acabam danificando os cabelos. O gel evoluiu muito, ganhou novas formulações com vitaminas e propriedades que causam menos danos sem falar dos tipos de acabamento. Então, se você tem fios mais grossos e difíceis de domar ou cabelos curtos, vai de gel que funciona!

 + Veja o que falamos dos penteados com gel

A qualidade do produto conta muito nessa hora e é por isso que eu nunca recomendo o gel de “prateleira de supermercado”, muitos possuem álcool na formulação que deixam o cabelo quebradiço e acumulam muitos resíduos nos fios. Quer uma dica esperta que vai te poupar muito tempo? Compre sempre em uma loja especializada para produtos masculinos, pois assim você vai conseguir encontrar qualidade e opções em um só lugar. A minha sugestão é shop4men, lá tem um variedade imensa de produtos para o cabelo, assim o seu único trabalho vai ser escolher o produto ideal, mas isso a gente te ajuda tá:)

Que penteados eu consigo fazer com o gel?

Se você quer horas de fixação o gel é a escolha certa, assim como penteados com alto brilho e efeito molhado.  Penteados espetados e fios desconectados fixam facilmente usando gel. Abaixo podemos ver 3 estilos diferentes que podemos fazer:

Penteados feitos com gel.

Fonte: Divulgação

Como usar?

Para usar, espalhe um pouco do produto na palma da mão e aplique com as pontas dos dedos do meio as pontas dos cabelos. Você pode finalizar o penteado apenas com os dedos ou usar um pente no final.

Para um aspecto molhado e com brilho, aplique com os cabelos úmidos. Mas vale lembrar que existem géis com fixação e brilho diferentes. Se você não gosta de muito brilho, vai conseguir achar também um produto com pouco menos brilhoso.

Dica: Cabelos muito secos ou extremamente cacheados invariavelmente podem não se comportar bem o gel, especialmente se ele for a base de álcool ou de má qualidade,  e acabar deixando os cabelos ainda mais ressecados e quebradiços.

Sugestões de produtos

produtos gel fixador

  1. Gel Gridlock da Ecru New York: Este gel contém hidratante à base de vitaminas que oferece aos cabelos brilho natural, além de não deixar resíduos e aspecto gorduroso.
  2. Gel em creme Curls Ultimate Wave: Especialmente criado para cabelos cacheados e ondulados , este gel garante cachos soltos selando as cutículas dos fios e retirando o frizz. Por ser em creme, é leve garantindo aspecto natural e fios hidratados.
  3.  Gel Glue Extreme Crème da joico: Seja para ostentar um topete ou um penteado  mais estruturado, este gel possui alta fixação e brilho acetinado que evita o aspecto molhado.

Ceras e pomadas

Campeão de versatilidade as linhas de ceras e pomadas proporcionam fixação e modelam os cabelos deixando-os com  aspecto natural e visual seco. De fato os dois tem semelhanças, a cera é mais espessa e dependendo da marca pode possuir um pouquinho de brilho. As pomadas ou pastas possuem um acabamento mais fosco e tem aspecto também mais denso.

O fato é que os dois são excelentes para quem tem cabelos finos e com pouco volume, pois consegue dar o acabamento necessário ao penteado deixando-o com o visual muito natural.

Assim como acontece com o gel, as ceras e pastas possuem níveis de fixação e brilho, (apesar de infinitamente menor que o gel). Basta escolher o mais adequado para cada caso.

Que penteados posso conseguir?

É um dos meus produtos preferidos, pois ele deixa o cabelo com aspecto leve e natural. Dá para perceber isso nas fotos abaixo.

Penteados feitos com ceras e pomadas

Fonte: Divulgação.

Como usar?

Passo a passo para aplicar cera no cabelo.

Coloque um pouco de produto na palma da mão e aplique com a ponta dos dedos nos cabelos começando pela parte de trás da cabeça e indo em direção ao franja. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade para o cabelo não ficar com aspecto “empastado” e pesado.

Sugestões de produtos

cera, poma e pasta

1- Cera Tea Tree Shaping Cream: Este cera tem base de óleo de chá verde sendo ideal para dar textura e modelar os fios. Ela tem fixação leve e não possui brilho nem aspecto molhado que outros produtos proporcionam.

2- Pasta Style Molding  da L’anza: Esta pasta tem poder fixação alto, contudo não proporciona brilho e nem deixa os cabelos pesado ou gordurosos. Basta uma pequena porção para proporcionar mais volume nos cabelos.

3- Pomada Brillantine da Keune: Para quem gosta de penteados impactantes, esta pomada proporciona alto brilho com aspecto molhado e fixação média. Além de fixar os cabelos proporciona hidratação aos fios sem deixar os cabelos endurecidos.

Mousse. Oi?

Esse produto que tem nome de sobremesa é um dos modeladores mais incompreendidos pela  ala masculina. Alguns compram esperando um resultado específico e no final acabam se decepcionando com produto, simplesmente por falta de conhecimento.

Então vamos lá, afinal pra que serve o mousse? Se você tem o cabelo fino e não possui volume nenhum, o mousse pode resolver o seu problema. Ele consegue dar mais estrutura e volume aos fios para facilitar o penteado. Já o poder de fixação é baixo, portanto se o cabelo é mais estruturado, não compre pensando que ele irá funcionar como um fixador, pois não vai.

Em contrapartida o mousse é ideal em combinação com outros produto fixadores ou como base para fazer um escova por exemplo, ou para quem quer apenas dar uma leve estruturada. Quem tem cabelo legal pode apenas passar, dar uma penteada e deixar secar sem usar secador ou prancha. Poucos podem mas para quem tem o cabelo como os dos caras ai nas fotos abaixo é uma ótima opção. Dá aquele ar despretensioso de um cabelo ‘bagunçado chic’!

Que penteados consigo fazer?

Dependendo da marca, pode apresentar também um pouco de brilho, porém bem mais discreto que seus irmãos como a cera ou gel, por exemplo.

Penteados feitos com mousse.

Fonte: Divulgação.

Como usar

Com o cabelo seco ou levemente úmido, aplique uma bola de mousse (aqui você pode ser mais generoso na dose) e aplique no cabelo dando umas amassadas nos fios para dar volume.

Sugestão de produto

mousse

  1. Mousse Modelador Paul Mitchell Sculpting: Este mousse é indicado para todos os tipos de cabelos. Possui fórmula hidratante que não agride os fios além de modelar e garantir maior maleabilidade aos cabelos.
  2. Creme de Pentear com Proteção UV Kamura: Esse creme é ideal para quem se expões muito ao sol, mar e piscina. Contém proteção UV solar, fórmula exclusiva com água de coco, vitaminas e óleo de argan, que hidrata e tira o frizz dos cabelos.
  3. Mousse Volumador para Cabelos Finos da Bonacure: Ideal para quem tem cabelos finos e sem volume. Ele ajuda a desembaraçar, proporciona volume desde a raiz, e por não possuir silicone deixa o aspecto mais natural.

Hair Spray

Se o seu cabelo não aguenta uma hora de balada sem ficar todo desgrenhado, está na hora de conhecer um bom hair spray. O spray segura aqueles fios rebeldes, dá um jeito no topete e garante horas de fixação. Claro que o exagero pode deixar um visual muito artificial, portanto moderação no uso. Ele também pode ser usado em parceria com outros produtos, como a mouse e ou a cera, se o seu cabelo for mais indomável que o normal.

O spray dispensa demais explicações, basta fazer o seu penteado normalmente e aplicar uma pequena quantidade de spray da raiz as pontas para fixar.

Penteados feitos com spray de cabelo.

Uma novidade bem interessante é spray de sal ou sea spray como é conhecido, visa reproduzir o efeito despojado dos cabelos de praia. Ele dá volume aos fios e pode ser aplicado nos cabelos secos ou úmidos, basta amassar um pouco e pronto, visual verão!

Sugestões de produtos

spray de sal e hair spray fixador

  1. Spray Texturizante de Sal Axe Matte Effect: Quer um cabelo com visual de praia? Este spray garante textura e volume com efeito matte, ou seja, sem brilho. Ideal para os cabelos longos e sem volume.
  2. Spray Fixador NY Streets Hairspray: Diga adeus aos cabelos rebeldes que insistem em sair do lugar. Este spray além de fixar os cabelos possui ativos que previnem as pontas duplas além de filtro UV.
  3. Spray Forte de Acabamento Natural Awapuhi da Paul Mitchell: Spray finalizador com fixação forte, recomendado para todo o tipo de cabelo, desde o liso ao crespo. Possui proteção UV e tecnologia Keratriplex que hidrata os cabelos.

Para terminar  — Por que usar produtos finalizadores?

Hoje em dia pensar em um penteado sem a presença de um produto para modelar é praticamente impossível. Eles são versáteis e a quantidade de produtos para os mais variados estilos e tipos de cabelo tornam a tarefa ainda mais divertida.

Mais vale um alerta, por melhor que seja, os modeladores com o passar do tempo deixam resíduos nos fios e portanto é sempre bom lavar muito bem os cabelos para remover qualquer impureza. Então, antes de dormir, se possível  lave muito bem os cabelos. Mas só se tiver tempo para secar os fios antes.

Outra dica é usar pelo menos uma vez por mês um xampu anti-resíduos para ajudar a remover qualquer partícula de produtos que costumam ficar nos cabelos. Esses resíduos acabam por danificar os fios, deixá-los pesados, opacos e sem vida.  Esse tipo de xampu faz aquela faxina, deixando os fios renovados.

xampu anti residuo

  1. Shampoo anti resíduo Three da Paul Mitchell: Possui estratos naturais que agem como adstringentes eliminando as impurezas acumuladas ao longo do tempo nos cabelos.
  2. Shampoo Antirresíduos Pure Clarifying da L’anza: Este Xampu é ideal para quem já passou por algum processo químicos nos cabelos como alisamentos ou coloração. Ele elimina os impurezas e resíduos químicos, e por não conter sal na sua formulação, não agride os cabelos. Além disso contém vitaminas que ajudam a recuperar os nutrientes dos fios.
  3. Shampoo Anti-Resíduos K-Pak Clarifying da Joico: Já que os modeladores e fixadores fazem parte do nosso cotidiano, nada melhor que um xampu que ajude a remover os resíduos desses produtos. Tem fórmula exclusiva Bio-Advanced Peptide Complex que funciona como um desintoxicante para os fios ajudando a reconstruir e hidratar os cabelos.

Artigo Patrocinado