Dê vida aos cabelos crespos! Dicas diárias de cuidado e hidratação

Assuma seus cachos de uma vez por todas! Nesta matéria explicamos os cuidados diários que homens devem ter com os cabelos crespos.

Cabelo Masculino - 20 de novembro de 2014 - Dicas

Ah os cabelos crespos… Enchem mais de dúvida a cabeça dos homens do que questões do Enem (com o perdão do trocadilho). Uma das principais dúvidas aqui no blog é justamente sobre como cuidar dos cabelos crespos e deixá-los sem aquele aspecto ressecado e sem vida. E  sim amigos, esse tipo de cabelo tem algumas características que devem ser levadas em conta desde o momento da lavagem aos produtos para hidratação.

Mas não se preocupe, uma vez que você passe a entender como é o “temperamento” do seu cabelo e como ele funciona vai ser bem mais fácil cuidar dele no dia a dia. Tudo se consegue com os cuidados certos e dedicação.

Entendendo o seu cabelo

Antes de falarmos sobre as maneira de cuidar,  é importante saber quais as características do cabelos crespo, a partir disso vamos entender o que pode e principalmente o que não se pode fazer com ele.

Veja também >> Cuidados básicos para o cabelo do homem

“Meu cabelo fica tão bonito quando está molhado, mas quando seca…”

Acontece com a maioria dos tipos de cabelo, mas com o crespo e os bem cacheados funciona da seguinte forma. Quando lavamos, é óbvio, o cabelo recebe umidade e propriedade do produto aplicado o que faz ele ficar macio e solto, e ganha hidratação e peso. Contudo, quando começa a secar, o cabelo que é crespo vai perdendo essa umidade e se enrolando com mais facilidade e a oleosidade natural da raiz não consegue chegar até as pontas, portanto o aspecto seco prevalece.

E por que isso acontece? Internamente a estrutura molecular dos fios é comporta basicamente de queratina, e nos cabelos crespos e ondulados há um agrupamento destes compostos que atraídos entre si formam e como resultado dão o aspecto ondulado dos fios.

Veja também >> Top cortes de cabelo masculino: cacheados e ondulados

Pois bem, já entendemos o porque dos cachinhos, agora o próximo passo é saber como os cuidados diários a começar pela lavagem, que merece toda a atenção.

Como lavar os cabelos crespos e cacheados corretamente?

É fundamental usar um xampu específico para o seu tipo de cabelo, pois devido os fios serem mais secos os produtos possuem nutrientes essenciais que ajudam a nutrir e evitar o ressecamento.

Você descobre o seu tipo de cabelo, tocando no seu couro cabeludo, se depois de um dia ele estiver oleoso, seu cabelo é oleoso, se o seu couro estiver seco o seu cabelo é seco. Ah mais ai complicou! (você deve estar pensando) porque o seu couro pode ser oleoso e mesmo assim o seu cabelo é seco no geral. Pois é, isso mesmo, o óleo em um cabelo crespo costuma ter dificuldade para chegar aos fios e muito mais nas pontas. Por isso se você tem couro cabeludo oleoso, mas o cabelo for seco, você não precisa lavar os cabelos todos os dias e deve fazer escovação diária antes de dormir para espalhar esse precioso óleo natural.

Depois que você sabe como é o seu couro cabeludo, cabe à você verificar a constância das lavagens, em condições normais dá para lavar 2 a 3 vezes por semana.

1- Com água morna ou fria é o melhor, (evite usar água quente demais), aplique um pouco de xampu e faça um lavagem inicial para retirar o excesso de produto e resíduos externos que ficam nos fios. Enxágue bem.

2- Agora aplique novamente o xampu e massageie bem. Na segunda lavagem é provável que faça muito mais espuma. É normal.

3- Depois disso enxágue bem, e  enxágue novamente, porque resíduos de xampu ou cremes vão deixar o seu cabelo pesado e sem vida.Enxágue novamente até retirar bem o xampu.

Devo usar creme rinse ou condicionador?

Cabelos com comprimento médio à grande sim. Aplique do meio dos cabelo às pontas dos fios. Deixe agir por pelo menos 2 a 5 minutos e enxágue bem. Cabelos curtos já correm o risco de criar depósito de resíduos na raiz, portanto cuidado na quantidade ou se preferir utilize os produtos pós-lavagem. (como leave-in ou spray de pentear).

Máscaras de hidratação. Para que servem?

As máscaras de hidratação funcionam como verdadeiros recuperadores de nutrientes e proporcionam uma hidratação profunda, devolve o brilho e evita o ressecamento dos fios. Tanto para os cabelos compridos quando os curtinhos, faça obrigatoriamente pelo menos uma vez por semana. Agora, se o seu cabelo tá bem “judiado”, umas 2 vezes já é melhor.

Como usar? É fácil, depois de lavar os cabelos, tire o excesso de água dos fios, aplique no sentido do comprimento às pontas. Deixe agir em média de 20 minutos fazendo uma massagem leve nas mechinhas. por fim, enxágue bem.

Secando os cabelos

evitar o uso do secador

Para ser prático, nada de secadores ok? O secador retira a umidade aí já viu né, a não ser que você queira o estilo Tony Tornado da década de 60. Use uma toalha para retirar só o excesso de água acumulada.

Na hora de pentear também é um problema, enrosca e dá nó com muita facilidade mas mantendo o cabelo hidratado da maneira correta esse processo tende a se tornar mais fácil. A dica na hora de pentear é aplicar um spray de pentear ou  leave-in nas mechas para desembaraçar e modelar os cachos. Pode usar também um ativador de cachos.

Vale também investir nos finalizadores com óleos essenciais para nutrir os cabelos como o Argan, óleo de Coco e Queratina, por exemplo. Esses produtos além de nutrir os cabelos ajudam a definir os cachos, tirar o frizz, proporcionar mais brilho e textura.

Como aplicar o finalizador?

Após lavar e hidratar e ainda com os cabelos úmidos, aplique uma pequena quantidade nas pontas dos fios. Deixe secar naturalmente e lembre-se de não ficar passando a mão no cabelo o tempo todo para não desfazer os cachos.

Mantendo a “júba” no lugar durante o dia

Caso aconteça do seu cabelo começar a “frizzar” durante o dia, uma dica é umedecer um pouco os cabelo e aplicar um pouco de leave-in ou spray de pentear.

Dica de produtos

Dicas de produtos para os cabelos crespos

1- Shampoo Antifrizz Ultimate Control ;2- Paul Mitchell Original Awapuhi com queratina; 3- Acquaflora Controle Do Volume Shampoo; 4 -Truss Specific Disciplinante Shampoo; 5- Redken Smooth Lock Shine Enforcer – Máscara de tratamento; 6- Cadiveu Açaí Oil – Óleo De Tratamento; 7- Keune Curl Cream – Definidor De Cachos; 8- Redken Real Control Slim Supreme – Serum