Corte undercut: Será que combina comigo?

Um pergunta bem comum para quem deseja apostar no corte de cabelo undercut e não foi privilegiado com cabelos perfeitos iguais a do David Beckham. É saber se o corte undercut combina ou não. Vamos as respostas.

Cabelo Masculino - 8 de novembro de 2015 - Cortes de cabelo

A gente sabe que para se usar um corte de cabelo digamos, mais estilizado, é necessário uma certa atitude e um “estilo” pessoal que comporte um visual diferenciado. E quando o assunto são os cabelos, vale o dito ” querer nem sempre é poder”.

O undercut reúne o melhor dos dois mundos, uma pegada antiga aos moldes dos anos 50 e ao mesmo tempo, um corte que mudou ao longo do tempo e ganhou uma repaginada para os dias de hoje. No passado o corte era usado com as laterais raspadas e marcações fortes seguindo um tendência estritamente militar. Alguns atores galãs começaram inovar no corte de cabelo até surgir o estilo mais despojado e compatível com o dia a dia da época.

Não dá pra definir o undercut como um corte único e restrito, muito pelo contrário. Ele ganhou ao longo dos anos diversas variações e comprimentos que o fizeram um dos estilos mais pedidos e democráticos para se usar.

undercut clássico com laterais bem curtas

Muito bonito até agora, mas será que todo mundo pode usar um undercut e ficar feliz com o resultado? Depende muito, pois em geral o undercut combina melhor com formato de rosto com linhas mais delicadas. Rosto quadrado demais e formato retangular não combinam tanto com o corte, uma vez que as laterais raspadas e o topo mais altos tornam o rosto mais comprido do que já é. Nesse caso, para complementar e alinhar as proporções, usar a barba mais cheia ajuda a melhorar o aspecto.

Uma boa dica é usar a barba para suavizar as linhas do rosto e poder usar um corte de cabelo com laterais curtas.

Uma boa dica é usar a barba para suavizar as linhas do rosto e poder usar um corte de cabelo com laterais curtas.

Veja também:

Corte de cabelo para homens com rosto quadrado: Dicas para escolher o corte e penteado

A barba ideal para cada formato de rosto

Cabelo masculino 2016: Veja quais tendências apostar

Quem tem o cabelo mais liso, pode utilizar o topete maior que irá ficar ótimo além da vantagem de poder variar no penteado. Quem tem o cabelo encaracolado e mais grosso, pode usar o undercut sem problemas, mas o tamanho do cabelo na parte de cima tem que ser mais curto.

Um corte undercut “moderado”

Uma dica para quem está pensando em usar o undercut: Não precisa utilizar as laterais quase raspadas, tente deixar um pouco maior ou fazendo um corte crescente com a base mais curta e progredindo até o topo. Em cima, aposte nas camadas repicadas desconectadas deixando o topete maior sem perder a proporção. Dessa maneira o corte fica moderno sem o aspecto exagerado, que é exatamente o receio de muito homens que precisam de um corte adequado ao ambiente de trabalho.

Embora o corte esteja mais para "progressivo" do que para um undercut, é possível alterar o tamanho das laterais conforme a necessidade e muitas vezes esse tamanho chega muito perto de um undercut.

Embora o corte esteja mais para “progressivo” do que para um undercut, é possível alterar o tamanho das laterais conforme a necessidade e muitas vezes esse tamanho chega muito perto de um undercut.

Para manter o penteado

Engana-se quem pensa que o cabelo undercut é mantido a base de finalizadores. Ele pode ser usado de maneira mais solta e natural sem a necessidade de se utilizar fixadores, ou pode-se utilizar apenas um pomada com fixação leve ou spray. Depende do resultado que se deseja obter, você pode trabalhar o penteado para ficar com aquela pegada vintage bem fixado e com brilho.