Como fazer um creme de barbear caseiro

Excelente opção para quem quer apostar em produtos naturais que não agridem a pele. Selecionamos uma receita de creme de barbear caseiro, simples e fácil de fazer.

Cabelo Masculino - 5 de janeiro de 2017 - Barba, Saúde e cuidados

Imagem: onlynaturalstuff.co.uk/

Seja na intenção de usar produtos de origem natural ou evitar alergias, fazer o seu próprio creme de barbear pode sair bem mais barato e é claro, mais saudável para o seu corpo.

Todo homem que faz a barba regularmente sabe o quanto é prático usar uma boa espuma ou creme de barbear. Mas por outro lado sabemos também que alguns produtos químicos que cercam a linha cosmética podem trazer danos à saúde.

As espumas e cremes de babear (assim como shampoos, e produtos de beleza) possuem os chamados parabenos, que nada mais são do que compostos químicos que ajudam a conservar os produtos e livrar os mesmos de contaminação.

Por outro lado, os parabenos são considerados carcinogênicos (podem causar câncer) assim como também podem provocar alterações hormonais no organismo.

Bom, como é praticamente impossível se livrar de todos os produtos que contém esse tipo de composto químico, você pode adaptar e criar alguns produtos saudáveis e livres de parabenos, para usar no seu dia a dia.

Para fazer é muito simples, são ingredientes que já usamos aqui nas nossas receitas caseiras para os cabelos. Sinceramente, achei melhor do que as espumas comuns. Criei algumas variações dos creme de barbear que encontrei numa matéria do site ecycle. Fique à vontade para as suas adaptações também!

Receitas de creme de barbear caseiro

Creme de barbear com óleo de coco

O poder hidratante é o forte deste creme de barbear, é deixar a pele bem macia e os pelos para depois passar a lâmina.

Ingredientes

  • 2/3 xícara de óleo de coco;
  • 2/3 xícara de manteiga de karité ou kupuaçú;
  • 1/4 xícara de óleo vegetal (de preferência azeite de oliva extra-virgem ou óleo de amêndoas)
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda ou mirra;
  • 5 gotas de outro óleo essencial de sua preferência (o de alecrim é excepcional porque ele ajuda a cicatrizar e acalmar a pele!);
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

  1. Derreta o óleo de coco (as vezes ele solidifica bastante dependo da temperatura) junto com a manteiga de karité em banho maria.
  2. Desligue o fogo e acrescente os outros óleos essências. Misture bem.
  3. Adicione o bicarbonato de sódio à mistura e bata na batedeira até que a consistência fique fofa e aerada.
  4. Na hora de usar a mistura, use sempre um pincel macio com cerdas naturais que facilita mais a criação da espuma.
  5. Coloque a mistura em um pote de vidro e leve à geladeira até que se solidifique.

Créditos: growingupgabel.com. Imagem ilustrativa.

A base principal da receita são as manteigas e o bicarbonato de sódio. A ideia é você variar os óleos essenciais de acordo com o seu gosto e necessidade. O óleo de alecrim por exemplo, é um excelente cicatrizante e calmante para a pele. Mas você pode alternar as receitas com esses outros óleos que são excelentes para a pele como: o óleo de uva, mirra, bergamota e rosa mosqueta.

Óleo caseiro de barbear

Esse óleo tem a mesma função do creme, com a diferença da textura que é líquida e não tem espuma na hora de aplicar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de semente de uva;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem ou óleo de amêndoas;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de cupuaçu;
  • 10 gotas óleo essencial de eucalipto ou outro óleo refrescante.

É só misturar tudo e armazenar em um recipiente fechado.

Loção pós-barba caseiro com essência de alecrim

E como não poderia faltar, uma loção para ser usada logo após fazer a barba é fundamental para acalmar a pele e evitar irritações. Uma solução simples e que funciona muito bem é usar um pouco de bepantol líquido (ou dexapantenol) embebido em um algodão. Aplique no rosto dando umas “batidinhas” com o chumaço de algodão.

O bepantol líquido serve para muitas coisas, até mesmo no cabelo. Ele ajuda a prevenir irritações, fechar os poros e acalmar a pele, em falar que ele não tem cheiro nenhum e nem é gorduroso.

Agora, se você prefere uma loção com um cheirinho de pós-barba mais marcante, veja esta receita:

Ingredientes

  • 1/8 copo de óleo de coco extra-virgem.
  • 2/3 de copo de manteiga de karité, já amolecida.
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim (se quiser o cheiro mais forte, acrescente mais ou use outro óleo da sua preferência).

Misture tudo e bata na batedeira até ficar uma mistura esbranquiçada. Pronto, é só armazenar em um recipiente e guardar na geladeira.

Ele vai ficar com uma textura mais solidificada, mas na hora de aplicar na pele, o próprio movimento e a temperatura do rosto vai derreter e voltar ao estado líquido.