Como escolher o xampu ideal para o seu cabelo

Você é daquele que acham que xampu é tudo igual? Não é assim que funciona e para cada tipo de cabelo existe um xampu ideal. Vamos aprender a escolher!

Cabelo Masculino - 13 de março de 2015 - Dicas, Saúde e cuidados

Com certeza você conhece alguém que lava o cabelo com sabonete ou o primeiro xampu que ele encontra no banheiro (espero que não seja você hein?). Isso é mais comum do que se pensa entre os homens,  seja por não saber qual xampu escolher, ou pelo simples fato de achar que isso não é importante.

E não é pra menos, um número enorme de marcas ostentando tecnologias e nomes complicados nas suas formulas causam um nó na cabeça na hora de escolher. Mas fique calmo, vamos explicar direitinho como escolher o xampu ideal para o seu cabelo e você nunca mais vai ficar com dúvida.

Veja também >> Como lavar o cabelo corretamente

Xampu serve basicamente para…

Limpar o cabelo! (há vá!). Mas é importante reiterar que por mais que a formulação do xampu contenham óleos (argan, coco, etc..), produtos que amaciam ou outro composto qualquer, o que ele se propõe é limpar os fios das impurezas. Mas existem um porém, o xampu fazer o papel dele os fios ficam com as escamas abertas e é por isso que precisamos usar os condicionadores. Os condicionadores são responsáveis por fechar as cutículas dos fios para manter a umidade do cabelo e ele não ficar exposto as partículas externas.

Então, se o seu cabelo parece a juba de um mendigo mesmo depois de limpo, isso é exatamente pela falta do condicionador para fazer o acabamento final do processo.

Cabelos oleosos

No final do dia seu cabelo tá implorando por um banho? Fica com excesso de oleosidade e pesado? Então seu cabelo é oleoso. Os xampus para os cabelos oleosos possuem formulação que retiram melhor este excesso de óleo para evitar que os fios e até mesmo o couro cabeludo fiquem com muitos resíduos. Mas não é porque seu cabelo é oleoso que ele não precisa de hidratação, muito pelo contrário. Geralmente quem tem fios oleosos podem sofrer com pontas secas e sem vida, é o caso dos fios mistos, com couro do cabelo oleoso e pontas secas, mas o importante é que uso do condicionado na mesma linha é imprescindível em todos os tipos de cabelo inclusive dos oleosos.

Cabelos normais

Este é o xampu “pau pra toda obra”. Uma dica bacana é variar o tipo de xampu pelo menos uma vez por semana para evitar que os fios fiquem secos demais. Isso vale para todos os tipos de cabelo! O xampu para os cabelos normais são menos adstringentes e retiram menos a oleosidade natural do cabelo. É bom ter sempre um na sua coleção.
Outra boa opção é o xampu infantil, que é bem suave e bem indicado para o dia-a-dia de qualquer cabelo.

Cabelos secos

Pontas secas, fios armados e rebeldes. Se você se identifica então seu cabelo é seco. Geralmente essa característica é encontrada nos cabelos crespos e encaracolados, pois a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas. Mas lembrando que os cabelos secos não são exclusividade dos crespos, cabelos lisos e mistos também podem sofrer com este problema.

E qual o xampu ideal? A linha de produtos (xampu e condicionador) para os cabelos ressecados que tenha o poder de hidratação maior o que ajuda também a conservar mais a umidade dos fios. Apostar em um leave-in ou creme de pentear também ajuda no dia a dia para manter melhor a hidratação dos cabelos e evitar o frizz.

E para os cabelos grisalhos?

É normal os cabelos grisalhos depois de um certo tempo ficarem amarelados deixando o visual envelhecido. Isso acontece pela perda de melanina que além do aspecto branco os fios ficam muito mais suscetíveis a agentes externos.

O xampu que é ideal para os cabelos grisalhos são aqueles que possuem a base de violeta, que ajuda a retirar o aspecto amarelado e opaco.

Tá, e os xampus 2 em 1?

Esqueça, é uma péssima escolha! Não faz o papel de nenhum dos produtos direito. Já usei vários e nenhum deu o resultado desejado. Como meu cabelo é misto sempre ficou muito pesado e não removia a sujeira direito. E relembrando: xampu limpa o cabelo e abre as escamas, o condicionador hidrata e fecha as escamas. Cada um no seu quadrado.

Existem outros nomenclaturas de xampu existentes no mercado, por isso fiz essa tabelinha para saber qual usar dependendo do tipo do seu cabelo. Logicamente o condicionador não é um xampu, entretanto é importante colocar pois ele é indicado para todo os tipos de fios.

infografico qual xampu escolher

Bom, isso é o básico para você acertar na escolha do xampu e deixar seus cabelos mais saudáveis. E você, usa o produto correto ou ainda manda ver no sabão de coco na cabeça?