Cera ou pomada para o cabelo masculino? Entenda a diferença e veja como usar

Cera ou pomada? Apesar da pouca diferença entre os dois produtos a escolha certa faz a diferença para deixar o penteado masculino perfeito.

Cabelo Masculino - 26 de março de 2015 - Dicas, Penteados

homem arrumando o cabelo

Tá aí uma linha de produto que confunde muito a cabeça dos homens. Muito se fala da vantagem e dos efeitos que as ceras e pomadas proporcionam no penteado, porém o importante também é saber qual produto escolher e o que podemos alcançar em nível de estilo com cada um deles.

Qual a diferença entre a cera e a pomada?

Eles se enquadram na linha de modeladores e fixadores para o cabelo, tem texturas parecidas mas com níveis de fixação um pouco diferentes. Não possuem tanto brilho e não deixam o cabelo com o visual pesado e empastado.

penteados feitos com cera e pomada

Cera

Tem aspecto mais denso, (é dura mesmo!) sendo que alguns produtos vem em forma de bastão. É possível modelar o cabelo tanto para quem tem os fios finos quanto os volumosos, e diferente de outros produtos fixadores a cera deixa o aspecto natural e com um brilho moderado.

Se você ver na descrição do produto o “efeito matte”, isso significa que ele tem acabamento fosco e sem brilho nenhum, realmente fica um efeito bem bacana e natural.

A linha de ceras para o cabelo masculino cresceu muito, e o melhor de tudo é que melhorou a qualidade também. Aquele aspecto seco e duro que outros fixadores causam, isso não existe nas ceras. O que você também pode encontrar são os níveis de fixação de variam de marca para marca, mas no geral você consegue dar mais corpo aos fios (ideal para quem tem cabelo fino e quer mais volume) e modelar o penteado tanto em cabelo curtos quanto para os mais compridos.

Ou seja, desde um penteado curto com fios arrepiados ou apenas uma textura no cabelo, a cera dá conta do recado.

Veja também:

+ Dicas para modelar o seu cabelo com perfeição: Seu guia definitivo de estilo

+ O produto ideal para cada penteado do homem

Cera em pó. Hein?

Você leu certo, é em pó! Você deve estar se perguntando, como é que a cera em pó vai conseguir segurar um penteado? No início eu até duvidava mais funciona e é muito bom principalmente para quem tem o cabelo oleoso. Sabe quando o cabelo começa a ficar pesado e brilhoso por causa da gordura? Então, aplicando um pouco da cera em pó é possível tirar o brilho e dar forma no penteado mesmo com os fios secos. Simples assim.

Também é possível utilizar a cera como dar mais volume e sustentação, e para isso é só aplicar o pó desde a raiz para levantar o penteado. Outra situação: passou pomada ou gel e o cabelo ficou com muito brilho? Aplique um pouco de pó e problema resolvido.

Pomada

Apesar de parecida com a cera, a textura da pomada é menos dura e lembra um creme de esfoliação. Ele naturalmente deixa o cabelo com pouco brilho. Ajuda a modelar os fios, levantar o penteado e pode ser usado combinado com outros produtos com o hair spray por exemplo. Sua fixação é menor do que a cera portanto é comum você encontrar apenas pomadas com nível de fixação baixa e média.

É ideal para quem tem o cabelo comprido e quer dar mais definição, nesse caso a pomada vai muito bem e pode ser aplicado mesmo com o cabelo seco. Chegou no meio do dia e o seu cabelo já começa a ficar bagunçado? Por ser menos densa ela permite que seja usada mais de uma vez durante o dia.

Como usar?

É importante lembrar que tanto a cera quanto a pomada podem ser usados nos cabelos cacheados e ondulados. Existem linhas específicas para este tipo de cabelo que deixam os cabelos bonitos e modelados sem secar ou danificar os fios.

Passo a passo para aplicar cera no cabelo.

Para aplicar é fácil:

-Coloque uma pequena quantidade na palma da mão e espalhe.

-Com os cabelos levemente umedecidos, comece aplicar de trás para a frente da cabeça e sempre do meio a ponta dos fios.

-Modele o penteado com os dedos ou pente.

-Se desejar tirar o brilho, pode-se usar uma pequena quantidade de cera em pó para finalizar.

MAIS SOBRE