Cansei de alisar! Veja dicas de como enfrentar a transição capilar

Se você cansou de alisar o cabelo e quer os cachos de volta, saiba que o processo de transição do liso para o cacheado pode demorar um pouco. Veja como passar por essa etapa sem traumas!

Cabelo Masculino - 23 de abril de 2016 - Dicas

Já faz algum tempo que o alisamento de cabelo para os homens parou de ser um tabu. Os cuidados com a aparência e principalmente dos cabelos entrou para pauta de cuidados masculinos. Afinal, não tem nada de errado em fazer mudanças quando precisamos de um up no ego ou para elevar um pouco nossa auto-estima.

Para os homens que sempre se sentiram desconfortáveis com os cabelos crespos ou cacheados, encontraram nas progressivas e nos processos químicos um aliado para deixar o cabelo mais liso. O fato é que para manter os cabelos alisados saudáveis e bonitos é preciso muita dedicação, tempo e um “caixinha” de produtos que as vezes pode sair um pouco caro. Beleza tem seu preço, é fato. :/ As manutenções regulares para alisar a raiz também é outro fator que depois de um tempo começa a incomodar, pois raiz crespa e pontas lisas dão o maior trabalho para manter o penteado.

Deixando o cabelo liso no passado…

Desistir do alisamento varia de pessoa para pessoa. Alguns cansaram da rotina de cuidados, retoques e hidratações constantes. Outros preferem recuperar os seus cachos e retornar à um estilo mais natural e fácil de manter. Enfim, os motivos são muitos.

A parte chata é transição capilar, ou seja, seu cabelo irá ficar com duas texturas diferentes que causam um verdadeiro reboliço na hora de pentear e isso amigo, não tem como mudar.

Não tem muito o que fazer nesses casos, ou você escolhe o corte de cabelo curto, alguns chamam de big chop, que nada mais é do que cortar todo o cabelo até o tamanho em que o cabelo já está nascendo sem química, ou o processo mais radical, máquina.

Algumas técnicas no mercado já dão um nome (desprogressivação) para esse processo de transição para conseguir “criar” cachos evitando o corte de cabelo mais radical. Mas cuidado, isso nada mais é do que um permanente para imitar uma ondinhas e fazer de conta que seu cabelo é cacheado ao natural. Isso não dura viu, e ainda você corre o risco de acontecer algum corte químico, pois para conseguir o resultado vai ter que ser aplicado mais produtos. Na minha singela opinião isso não compensa já que você está pensando em se livrar das químicas do alisamento e dar um tempo nesse procedimentos todos.

Como arrumar o cabelo durante a transição capilar?

Bom, já que você tomou a decisão de dar uma folga para as madeixas e deixar os cachos à la vonté, precisamos de algumas técnicas para disfarçar o cabelo durante essa transição, principalmente para quem não quer partir para a ignorância e passa a máquina 0.

Aposte nos acessórios

Além de marcar um estilo, os acessórios podem salvar o nosso dia no processo do liso para o crespo.

Além de marcar um estilo, os acessórios podem salvar o nosso dia no processo do liso para o crespo.

Aposta das mais simples que garante uma arrumação rápida e despojada. Entretanto, não é uma opção dependendo do ambiente de trabalho portanto, pule pro próximo tópico:)

Veja também >> Cabelos crespos: Top cortes e penteados para valorizar os cachos

Produtos para valorizar cachos

Enquanto seu cabelo não ganha tamanho suficiente para cortar as pontas alisadas, a melhor opção é usar produtos hidratantes, massagem capilar usando óleo de coco por exemplo, ajuda o cabelo a crescer mais rápido e mais saudável. Mas vale lembrar que o crescimento do cabelo vai variar para cada indivíduo.

Uma boa aposta é usar um bom creme de pentear para estimular a textura dos fios e favorecer a criação dos cachos. Junto com o creme de pentear, você pode acrescentar algumas gotas de óleo de coco ou argan. Aplique nos fios amassando os cabelos para ajudar a formar os cachos.

Use um ativador de cachos!

Para quem não lembra, um ativador de cachos é um produto indispensável no dia a dia da cabeleira crespa e cacheada. Ele ajuda a eliminar o frizz, tem poder hidratante e auxilia a manter os cachos no lugar.

Use sempre após o banho com as cabelos ainda úmidos. Aplique um pouco em cada mecha ou espalhe uma quantidade nas pontas dos dedos. Amasse os cabelos para ficaram uniformes até formar algumas ondas. A vantagem desse produto é que ele possui vários tipos de textura, do gel ao spray, dependo da necessidade de cada um.

Veja também >> spray umidificador caseiro para os cabelos

E vocês, já passaram por alguma transição capilar?