Cabelo masculino platinado: Como fazer e cuidar

Veja como é feito e como tratar dos cabelos platinados.

Cabelo Masculino - 21 de maio de 2015 - Tendências

Você é daqueles que não abrem mão de um visual impactante e cheio de estilo? Pois é, o cabelo platinado quase branco não é exclusividade do público feminino. Os homens têm adotado este tipo de coloração com mais frequência e é fácil perceber pelos editorais e em alguns famosos.

Mas antes da motivação e empolgação inicial é bom saber que para ter os cabelos platinados requer cuidados e uma manutenção mais rigorosa, caso contrário seu novo estilo pode se tornar um pesadelo.

Alguns estilos

Estilos de penteados e cortes de cabelo platinados

Fotos: Reprodução

Antes de fazer o platinado

Quando mais escuro for seu cabelo, é obvio que mais radical vai ser o processo, certo? Ele vai precisar passar pelo processo de decapagem. E como um cabelo escuro, pode exigir várias etapas é importante que o cabelo esteja forte, hidratado para pode aguentar o “tranco” das químicas. É muito importante procurar um bom profissional para verificar e tratar seu cabelo antes de chegar ao seu tão sonhado loiríssimo.

Se o seu cabelo já possui alguma química como alisamentos ou relaxamentos, tenha cuidado nessa hora. Mesmo a saúde dos fios em ordem é importante dar um prazo entre os procedimentos e esse prazo o profissional irá pode te indicar com muita segurança.

Fazer um teste da mecha com o produto a ser usado é essencial para ter sucesso, pois se perceber que o cabelo ficou emborrachado, fraco ou quebradiço é preciso avaliar se será possível continuar. A descoloração afina o fio e faz ele perder muito nutrientes essenciais, daí a importância do teste antes de mais nada.

Os cabelos finos tem a vantagem de chegar ao tom desejado com mais facilidade, entretanto as chances dos fios sofrerem mais é alta, e requer atenção redobrada ao pós tratamento . Não que os cabelos mais grossos não irão sofrer, já que sua estrutura é mais forte conclui-se que irão danificar menos, mas lembre-se que quanto mais resistente e escuro forem os fios, mais tempo e química será necessário.

Como é feito

Existem dois tipos de procedimentos para deixar os cabelos loiros, a decapagem, onde se faz uso do pó descolorante, xampu desamarelador, se preciso for,  depois as tintas. O pó descolorante é o mais forte deles, pois abre a escamas do cabelo e consegue clarear até 7 tons. Requer um cuidado especial para evitar que os cabelos fiquem machados com aquele aspecto laranja. A maioria das marcas de pó descolorante comercializam versões desse produto para os cabelos com química, sendo assim quem tem os fios com alisamento podem fazer a descoloração com mais segurança.

Já as tinturas agridem bem menos os fios pois ele faz o papel de tingir e não de abrir as escamas dos fios para que se mude a cor. Mas não é para todo mundo que a tintura irá funcionar. O ideal das tinturas são para as pessoas que já possuem o cabelo claro ou perto do tom que se quer alcançar e principalmente que o cabelo seja virgem.

Como dito antes, dependendo da estrutura e do tipo de cabelo será necessários algumas sessões para conseguir chegar ao tom. Um pouco de paciência à mais para as pessoas que já fazem o uso de tinturas, porque com certeza será necessário fazer o processo de decapagem dos fios para retirar os pigmentos antigos para depois fazer a descoloração.

Resumindo, é necessário deixar o cabelo loiro antes para poder fazer o platinado. Geralmente usa-se o descolorante com água oxigenada de 40 volumes para tirar a cor, observando bem o tempo de pausa para não dar errado. Depois é aplicado o tonalizante para chegar aos resultado desejado. Para os homens com cabelos escuros e castanhos é necessário a aplicação de uma coloração que evite que os cabelos fiquem com aspecto alaranjado com o passar  do tempo. O ideal são os tons acinzentados que evitam esse problema. Para quem é loiro e fez o platinado também é importante aplicar um tonalizante nos tons violeta para evitar o amarelão.

Cuidados pós descoloração

Agora que você conseguir o seu objetivo é hora de cuidar dos cabelos, que diga-se de passagem que é um dos aspectos fundamentais. Os retoques são mais constantes e vão depender do ritmo de crescimento de cada um. Mas já adianto de não passo dos 20 dias até começar a apontar a raiz escura.

Nesse meio tempo você terá que usar uma linha de produtos específicos para reestruturar a massa do fios que irão estar fragilizados, para poder então aguentar os retoques futuros.

Os famosos produtos a base de violeta vão ser mais do que necessários para evitar que os fios amarelem ou fiquem verde pela ação do cloro da piscina. Pele menos uma vez por semana deve-se fazer o uso de um xampu desamarelador conforme descrição do produto. Nos demais dias da semana, é necessário o uso de xampu e condicionar para os cabelos com química.

Finalizando

Os homens que já usaram os cabelos platinados reclamam do preço dos produtos para manutenção e tratamento. Realmente não é barato mas cada um sabe o estilo que lhe agrada mais e antes de fazer é importante que se saiba, roubando as palavras de Marcelo Rezende, “dá trabalho pra fazer”  e nesse caso dá trabalho também para manter!

Se você está disposto a encarar é com certeza um estilo marcante e com muita personalidade e sem dúvidas vai te destacar na multidão.