Cabelo masculino 2016: Veja quais tendências apostar

Selecionamos as principais tendências e o que vai estar em alta para os cabelos masculinos em 2016.

Cabelo Masculino - 6 de dezembro de 2015 - Cortes de cabelo, Tendências

É chegada a hora!! Todo ano, assim como acontece com a moda nos desfiles, no cinema, as personalidades enfim, as tendências aparecem e acabam influenciando no gosto das pessoas. Os penteados e cortes de cabelo seguem essa mesma linha e essas tendências   vão se consolidando durante o ano e “pegam”. E assim também acontece com os estilos diferentes que costumam ditar o gosto do público masculino para a próxima temporada.

Alguns estilos certamente vão perder força ou simplesmente voltar renovado. Um caso clássico e que virou febre em 2015 foi o topknot ou coque samurai, para quem não se lembra temos uma matéria que fala sobre que você pode ver aqui. Pois bem, aos poucos aquele coque apertado bem no topo, curto e arrumado foi ficando mais “frouxinho”, foi caindo e mais solto ficou quase um rabo de cavalo.

Outro estilo que mudou bastante e continua para 2016 é o topete, menor e bem menos estruturado que o famoso Rockabilly nas últimas temporadas. O topete ficou mais democrático pois ai invés da franja ser muito longa e “pedir” sempre um modelador para colocar o penteado no lugar, dessa vez com ele voltou menor e a variedade de estilos aumentou possibilitando ir de visual clássico para um happy hour rapidinho.

Antes de aderir a uma tendência

Nunca é demais lembrar que as tendências são adaptáveis ao seu estilo, tipo de cabelo e o quanto você está disposto a gastar de tempo no seu dia a dia para cuidar do cabelo. É fato que alguns cortes merecem alguns minutos a mais no espelho sem contar com produtos modeladores para manter o penteado. A boa notícia é que grande parte das tendências para 2016 estão bem ecléticas e suportam mudar o penteado com facilidade de um estilo formal para um mais clássico e arrumadinho.

Quais cortes de cabelo masculino apostar em 2016?

Quiff – Texturas e estilo natural

Um dos destaques da semana de moda de Londres este ano foi o cabelo masculino com textura e onda naturais. Um estilo clássico, despojado e que nunca sai de moda. Fiquei feliz de ver que em meio a tantos cortes super elaborados e marcados com máquina — que sem dúvida são muito bonitos, mas que precisam de uma manutenção bem regular —, que os cortes clássicos são super joviais e continuam ditando moda.

quiff hair

O Quiff texturizado não necessita que as laterais sejam feitas com máquina, elas podem ser cortadas com tesoura onde permanecem mais curtas e os topo maior. Sem dúvida este corte foi inspirado nos topetes clássicos mas sem marcações nas laterais e com tamanho bem menor na franja que possibilita variar o penteado.

Para manter o penteado no lugar, os homens com a espessura dos fios mais grossos podem usar pomada ou cera sem brilho e também um spray fixador para o caso dos topetes. Já para quem possui os cabelos finos, pode usar pomada ou spray para dar “corpo” aos fios.

Veja também >> As principais tendências para os cabelos masculinos em 2015

Corte desconexo com franja

Irmão do Quiff com textura, o desconexo pode abusar um pouco mais da franja, mas mantêm as laterais batidas e topo cortado de maneira que o penteado possa ser o mais despretensioso e natural possível.

desconectado com franja

Combina bem para quem tem os cabelos mistos até mesmo ondulados e se você gosta de usar barba, está aí um forte candidato para seu novo estilo no próximo ano.

O Razor part continua forte e reinventado!

Quem achou que ele perderia força enganou-se, pois vários hairstylist mundo afora estão fazendo diversos tipos de corte usando a risca lateral.

Você pode escolher entre uma linha discreta que se acentua com o penteado mais formal, ou combinar um linha forte de curvas mais acentuadas e vai depender muito do seu grau de ousadia.

razro part estilizado e moderno

Imagens:instagram.com/braidbarbers

Combina com todos os tipos de cabelo, apenas para quem tem o rosto redondo o estilo pode não cair muito bem.

A criatividade pode mudar muito o estilo clássico razor part e deixá-lo mais contemporâneo.

A criatividade pode mudar muito o estilo clássico razor part e deixá-lo mais contemporâneo.

Repartido – side parting

Este é um corte de cabelo comportado e atemporal entretanto, alguns detalhes no estilo podem fazer a diferença no resultado final deixando no ar um toque de ousadia. Como o penteado pede um modelador, o corte pode conter uma combinação de estilo que pode ser uma risca lateral simples e discreta ou até mesmo uma franja maior para poder variar os estilos.

Sidepart clássico.

Sidepart clássico.

É um corte inteligente pode-se dizer pois com poucas mudanças vai do social ao despojado.

side parting com estilo moderno.

sidepart com estilo moderno.

O Undercut e seus vários estilos

Já faz um bom tempo que o undercut está na preferência do público masculino e para 2016 não vai ser diferente. As laterais e nuca são raspadas à máquina com volume no topo e franja alongada e combina com quase todos os tipos de cabelo podendo ser usado até para quem tem o cabelo crespo.

Combina com cabelos encaracolados e crespos também.

Combina com cabelos encaracolados e crespos também.

undercut masculino e suas variacoes

E porque o undercut continua em alta? Simples, porque ele é não é restrito a um único estilo. Apesar de necessitar manter as laterais raspadas com mais frequência, você não precisa ostentar um “topetão” o tempo todo. É possível cortar a franja um pouco menor e ainda combinar com um razor part mais ousado ou simplesmente manter a proporção do cabelo no tamanho médio para variar o estilo do penteado. Enfim, o undercut se adapta para quem gosta de um visual marcante ou para estilo moderno sem exageros. Veio pra ficar e creio que não irá sair de moda tão cedo.

Saiba mais >> Corte undercut: Será que combina comigo?

Bagunçado – Messy hair

Está aí um dos meus estilo preferidos! É descolado, prático e combina muito bem para quem tem os cabelos ondulados e encaracolados. Uma pomada com fixação leve ou mousse,  já são suficientes para arrumar o penteado, simples assim.

messy hair- cabelo natural masculino

Crew cut

Praticidade acima de tudo é o que conta para quem adota este tipo de corte de cabelo. Sempre atual, é a opção ideal para quem não gosta de perder tempo em frente ao espelho.

cabelo curto

Muitas pessoas não abrem mão deste tipo de corte,  porque ele resolve alguns problemas estéticos com maestria. Quem começa a ficar calvo ou tem entradas nas laterais do cabelo, pode usar o crew cut para uniformizar o cabelo e não ressaltar as áreas da cabeça que começam a ficar esparsas.

É possível deixar o comprimento progressivo nas laterais para o corte não ficar marcado, mas atenção, é bom cortar e fazer os retoques pelo menos uma vez ao mês.

Progressivo

Muitos confundem com o undercut por possuir as laterais raspadas, mas o progressivo não é tão marcado e vai crescendo do totalmente raspado ao topo da cabeça.

corte de cabelo progressivo ou fade

Esse efeito degrade até o topo torna o visual discreto e prático sem falar que é possível variar o tamanho do cabelo na parte de cima conforme a necessidade. Ideal para quem tem os cabelos encaracolados e crespos.

Compridos – estilo surfista

Com tamanho médio ou altura até a linha dos ombros, os cabelos compridos continuam em alta para quem gosta de um visual despojado e natural. Já havíamos falado sobre o cabelo surfista algum tempo atrás e de como o estilo estava voltando e com certeza para o o próximo ano o estilo continua em alta principalmente para a temporada do verão.

cabelo comprido

Ondas soltas e naturais com jeito “praiano” é destaque neste estilo, que podem ser acompanhados de mechas um pouco mais claras até dois tons da cor natural do cabelo dando o aspecto que cabelo queimado do sol.

Para deixar o cabelo com ondas mais soltas pode-se usar pomada ou sea spray para modelar. Mas cuidado com o exagero do spray, ele pode ressecar os fios se usado em excesso.

Afro dread com cachos torcidos

Pode combinar as laterais curtas no estilo undercut ou progressivo com topo e franja maiores. Aqui o detalhe é a paciência em deixar o cabelo crescer, pois quem tem cabelo crespo sabe que para deixar com o tamanho legal demora um pouco. Se você já tem o tamanho desejado, aproveite! Uma boa opção para quem não gosta de usar o black power é torcer os cachos com cera ou pomada de modelar até ficar todo torcidinho.

cabelo afro

Concluindo

Essas são algumas das fortes tendências em cabelos masculinos para 2016, mas com certeza não são as únicas. No decorrer do ano, novos formatos e estilos irão surgir e consequentemente iremos atualizando para vocês.

Mas em linhas gerais, é fácil perceber que os cortes de cabelo vão se renovando pouco a pouco, pois cada um vai adaptando a sua maneira e assim, é natural que surjam novos estilos. Ou seja, várias tendências usadas em 2015 continuam em 2016 com nova roupagem e digamos assim, remodelados e atualizados.

O uma coisa que nunca sai de moda é o bom senso na escolha do melhor corte de cabelo para seu estilo de vida. O que mostramos aqui são olhares de algumas tendências que com certeza vão estar presentes par ao próximo ano e não necessariamente que servem para todo mundo. Portanto, sempre que você for mudar o corte de cabelo é bom atentar para esses detalhes como tipo de cabelo, tamanho e formato de rosto e claro, a consulta de um bom profissional para te ajudar na escolha.