Alimentos que ajudam o cabelo a crescer mais rápido

Veja tudo o que você pode fazer para que o seu cabelo cresça mais rápido e tenha uma cabeleira saudável e bonita!

Cabelo Masculino - 22 de setembro de 2015 - Dicas, Saúde e cuidados

Fazer o cabelo crescer mais rápido (e mais saudável) é uma das dúvidas mais recorrentes dos nossos leitores aqui no blog. E infelizmente paciência não o ingrediente principal para fazer as nossas madeixas ganharam tamanho.

É bem verdade que muitos homens não cuidam muito bem dos cabelos e os excesso de químicas, sol e até mesmo o uso de produtos errados fazem com que o cabelo perca força e não cresça como deveria. Já outros cuidam bem exteriormente,  mas o cabelo não cresce da maneira esperada.

Pois bem, e começando pela célebre frase onde se diz que “o peixe morre pela boca”, é exatamente nisso que vamos nos concentrar hoje, em alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido, saudável e com muito mais força.

Já é sabido por todos que uma má alimentação desencadeia problemas que podem afetar o crescimento dos cabelos, e a falta de alguns nutrientes na nossa alimentação, podem acarretar em problemas que nem os melhores produtos fortalecedores podem resolver.

Veja também >> Como deixar o cabelo crescer: 7 Dicas para os homens seguirem

A deficiência de certas vitaminas podem ocasionar problemas diferentes nos cabelos, veja alguns deles:

Quando os cabelo estão secos e quebradiços

A falta de Vitamina A e C, proteínas, Ácido linoleico, iodo, cobre, zinco. Geralmente a falta dessas vitaminas e minerais fazem com que os cabelos fiquem secos e quebradiços. É fácil de encontrar alimentos que contenham essas substancias, mas é preciso atenção na qualidade e na variedade dos mesmos para ter um equilíbrio na alimentação. Até porque sabemos que algumas substâncias só são absorvidas adequadamente com a presença de outras vitaminas. Proteínas de boa qualidade por exemplo, são extremante necessários para o fortalecimento da fibra capilar assim como o reparo estrutural dos fios.

Para resolver os problemas dos cabelos ressecados e quebradiços, aposte em uma alimentação balanceada que inclua alimentos como: Óleos vegetais encontrados no azeite oliva, sementes e grãos como linhaça, soja, feijões; Derivados do leite como o leite integral, queijos, manteiga e iogurte; Ovos, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanhas, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes (magras e de boa qualidade!), peixes, fígado, frutas, legumes e hortaliças cruas.

Cabelo crescendo devagar

Um dos problemas mais comuns é o cabelo demorar mais do que o normal para crescer. Em média, o nosso cabelo cresce aproximadamente 1,3cm por mês, entretanto algumas pessoas sofrem porque os fios não chegam nem perto dessa média de crescimento.

Na alimentação a falta de e ômega 6 e ácidos graxos são os responsáveis por esse problema. Incluir na alimentação produtos como: Óleos vegetais, linhaça, cereais integrais, ovos, verduras, cenoura e abacaxi, são importantes para que alcançar um bom resultado no crescimento.

Receita de Suco para o cabelo crescer

Existe uma receita de suco para ajudar o cabelo a crescer mais rápido que é fácil de fazer e super nutritiva. O suco leva cenoura, farinha de linhaça e couve. Bata 2 cenouras pequenas, 2 folhas e couve e uma colher de sopa de linhaça (farinha ou sementes). Bata tudo no liquidificador, nem precisa coar. Faço esse suco já faz um bom tempo e é excelente!

Fios fracos e queda de cabelo

Quando cabelo está caindo e não tem estrutura para se manter, geralmente está aliado a falta de Zinco Cálcio, biotina, proteínas e o selênio que ocasionam o problema.

Inclua na sua alimentação: Ovos, castanhas, leites, queijos, manteiga, verduras verde escura (couve, brócolis, espinafre), milho, ervilhas, milho verde, frango, carnes magras de boa qualidade, peixes e fígado.

Esses são os problemas mais comuns que ocasionam um crescimento de cabelo lento ou deficiente. Na alimentação percebemos que não é difícil adicionar certos alimentos para fortalecer os fios, basta manter uma boa variedade de alimentação e fugir da “monotonia gastronômica”, ou seja, parar de comer uma mesma coisa o tempo todo.

Outro fator que envolve a queda do fio, mesmo quando novo, é a seborreia. Já percebeu quando o fio de cabelo tem um bolinha branca na ponta? É ela que se deposita na raiz dos cabelos causando a queda prematura. Se isso acontece, você deve observar as causas, que podem ser: Exagerar nos cremes, enxaguar pouco os fios depois da lavagem e consumir gorduras erradas em exagero.

A caspa se não tratada pode ser causa da seborreia também.Você pode usar um xampu adequado para combater esse problema, se alimentar adequadamente e até usar o já famoso chá de amora ou os Dermocosméticos. Que vamos falar ai no final da matéria.E se com tudo isso você não conseguir resolver o problema, precisa então consultar um Dermatologista.

Abaixo selecionamos algumas receitas de sucos e loções naturais que estimulam e ajudam o cabelo a acrescer mais rápido.

Loção para o cabelo com hortelã fresco

folhas de hortelã

Quem diria hein? A hortelã ou conhecida também como menta tem vários benefícios para o crescimento dos cabelos. Aposto que a maioria de vocês já viram algum produto com xampus e loções que possuem a menta na composição. Pois é, ela é ideal para os cabelos oleosos, auxilia no combate a bactérias presentes no couro cabeludo, elimina a gordura em excesso ajudando a circulação sanguínea do local que por consequência deixa o “caminho livre” para o fios crescerem saudáveis.

A hortelã também ajuda a controlar os níveis ácidos do couro cabeludo, equilibrando o pH da pele.

Para usar é fácil, vamos fazer uma loção de massagem (um chá), adicionando 2 colheres de folhas de hortelã fresca a uma xícara de chá de água quente deixando em infusão por 10 minutos. Aplique no couro cabeludo e massageie bem e deixe agir nos cabelos por 20 minutos, após isso é só lavar normalmente.

Você pode aplicar no cabelo de duas a 3 vezes na semana. Se você perceber que o cabelo está ficando muito seco, diminua a frequência de uso, pois ele retira bem a oleosidade e as vezes o uso exagerado pode causar ressecamento.

Chá de com as folhas da amora

folhas de amora

Já fiz um post sobre o assunto que você pode ver aqui, mas só para resumir a amora tem várias vantagens que além de prevenir a queda de cabelo ajuda a os fios a crescerem mais rápido e de quebra vai sendo eliminada aos poucos, e também os cabelos brancos. Bom né?

Vai uma cenoura aí? O queridinho da pele também é ideal para os cabelos!

suco para o cabelo crescer mais rápido

A cenoura é rica em betacaroteno e vitamina A que são fundamentais para a saúde da pele, olhos e cabelos. Se você não gosta muito de comer cenoura no seu dia a dia, opte pelos sucos. É uma boa forma de consumir alimentos saudáveis pois as combinações são as mais variadas possíveis. Um dos sucos que mais gosto e que além dos vários benefícios para a saúde com um todo, é a cenoura com couve, limão e maçã. Basta bater no liquidificador com água dependendo da quantidade que você queira, e tomar sem coar mesmo. Uma combinação potente e que realmente funciona!

As frutas e leguminosas que são vermelho alaranjadas também são ricas em vitamina A e betacaroteno, dentre elas a abobora, o tomate e o mamão.

Vitaminas, ou Dermocosméticos para o cabelo crescer

Suplementos vitamínicos.

Existem também os conhecidos suplementos vitamínicos ou Dermocosméticos como são conhecidos, que possuem as vitaminas e minerais essenciais para o cabelos crescer. Os mais conhecidos são o Inneov nutri care, o Pantogar (já falamos aqui sobre ele também) e o Imecap hair.

Concluindo

Não adianta os melhores xampus fortalecedores e kits de produtos fortalecedores para o cabelo se você não fornece a ele o que é fundamental para ele crescer: as vitaminas, minerais e proteína de qualidade. A boa saúde em geral começa pela boca com uma alimentação equilibrada e com os cabelos isso não é diferente.

É claro que os cuidados diários são fundamentais, falamos disso sempre aqui no blog, mas para os fios crescerem saudáveis é preciso aliar os cuidados com o que é ingerido na sua alimentação. Somando isso, ninguém segura mais a sua cabeleira!

Abraço a todos!