Adeus frizz! Dicas para acabar com os cabelos rebeldes

Cabelo arrepiado, pontas espigadas e fios secos? Tudo isso tem jeito! Veja dicas de como acabar com o frizz dos cabelos masculinos.

Cabelo Masculino - 31 de agosto de 2015 - Dicas, Saúde e cuidados

Um cabelo digno de Maria Bethânia não escolhe dia para aparecer e tão pouco se importa com sua vida social. Sentar e chorar ou então passar a máquina zero na cabeleira não é a solução mais viável, embora muitas vezes a vontade seja exatamente essa.

O frizz pode atormentar qualquer tipo de cabelo masculino e não somente os finos e crespos. E um erro muito comum que os homens cometem quando o frizz aparece é abusar demais dos produtos finalizadores como cremes, pomadas e leave-in que em excesso mais prejudicam os fios do que resolvem o problema.

A solução não costuma ser das mais difíceis, o importante é manter uma rotina de cuidados para o seu tipo de cabelo que irá melhorá-lo como um todo, e o frizz vai embora fácil fácil.

O causador

Podem ser vários fatores como umidade excessiva, cabelo ressecado e sem hidratação, pontas duplas, químicas, excesso de finalizadores, produtos que não são adequados para o seu tipo de cabelo, enfim, os motivos são vários e vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns.

Eliminando o frizz da sua vida!

Mantenha o corte!

Talvez o primeiro motivo para o cabelo frizado e indisciplinado por incrível que pareça é o cabelo sem um corte definido. Se você demora meses para cortar o cabelo, pode ser esse o motivo do problema. Quando deixamos passar muito tempo sem um manutenção, as pontas dos cabelos ficam mais ressecadas, porosas e sem estrutura, assim os fios acabam ficando com pouca umidade interna e tendem a “levantar”.

Dica: Corte o cabelo de preferência a cada dois ou três meses, mesmo para quem está deixando o cabelo crescer.

Sugestões de produtos

xampus e condicionadores para disciplinar os cabelos

1- Xampu profissional da Loréal para controlar todos os tipos de cabelos, ajuda a controlar os fios indisciplinados; 2- Condicionador Kamura para controlar o frizz ajudando a selar os fios promovendo cabelos mais lisos; 3- Kit Aquaflora com xampu pré-lavagem, xampu para uso diário e fluido selante para os fios indisciplinados. Fonte: Reprodução

Hidratação sempre, mas do jeito certo!

Cabelo ressecado e sem hidratação é causa de frizz na certa.  Faça hidratações a cada quinze dias usando uma máscara de hidratação ou ampolas de tratamento específicas para o seu tipo de cabelo. Para quem faz uso de químicas e alisantes pode ser necessário hidratar uma vez por semana se o cabelo estiver mais danificado. Fazendo isso, é mais da metade do caminho andado para deixar sua cabeleira bonita!

Quando aplicar a sua máscara de hidratação, é importante verificar o tempo de ação que o produto deve permanecer nos cabelos. Para uma melhor ação do produto, é recomendável você fazer um processo chamado “enluvamento”, que nada mais é do que massagear as mechas dos cabelos algumas vezes para o produto incorporar melhor, ou seja, uma massagem nos fios. Após o tempo de ação, lave bem os cabelos com água morna ou fria e está pronto!

Veja também >> Como escolher o xampu ideal para o seu cabelo

Outra coisa, exagerar no uso do condicionador durante o banho não vai resolver, só vai contribuir para o seu cabelo ficar oleoso e empastado. O condicionador não vai fazer milagres de hidratação no seu cabelo, ele apenas colabora para fechar as escamas dos fios que ficaram aberta quando você utilizou o xampu. O condicionador é importante, mas a hidratação não deve ser descartada, é cada um no seu quadrado mesmo.

Quando secar os cabelos, procure utilizar uma toalha macia para retirar somente o excesso de água. Esfregar os cabelos demais estimula o arrepiado.

Use finalizadores

Os finalizadores são importantes nesses casos pois criam uma capa protetora no fio, evitando que o mesmo perca umidade e resseque com mais facilidade.  Os finalizadores usam por base o silicone, que age como uma barreira nas escamas dos cabelos, é como se você estivesse fazendo um polimento no seu carro para proteger as camadas internas da ação do tempo.

Veja também >> Os produtos corretos para cada tipo de penteado do homem

O mais comum de encontrar no mercado se chama “reparador de pontas”, que além de possuir o silicone na sua formulação, possui também filtro solar, óleos de hidratação e vitaminas que ajudam a nutrir os fios.

Sugestão de produtos

produtos finalizadores para controlar o volume dos cabelos

1- Finalizador anti frizz para cabelos encaracolados. Combate e disciplina o frizz, realçando as formas dos cachos; 2- Inoar Argan Oil Thermoliss Desfrizante é um bálsamo anti frizz para cabelos, ondulados ou indisciplinados. Protege os fios também na hora do secador e da prancha; 3- Ativador de cachos que controla o frizz e o volume excessivo. Desembaraça e hidrata, enquanto define e modela perfeitamente os cachos. Fonte: Reprodução

Outras dicas para manter no dia a dia

– Você é fã de scador e chapinha? Não esqueça de usar um termo ativador (2) nos cabelos antes de utilizar a duplinha, assim você evita que o cabelo queime e perca a sua umidade natural.

– Neste post falamos sobre dimunuir o volume do cabelo, muitas dessas dicas valem para reduzir o frizz também. >>> 8 dicas para diminuir o volume dos cabelos

– Se você tem o cabelo crespo ou cacheado, deixar secar a cabeleira naturalmente também é uma boa maneira de diminuir o frizz. Alie essa dica e mais algum produto ativador de cachos e tenha um cabelo de artista!

Spray para umedecer os cabelos é ideal ter sempre na mochila ou na gaveta do escritório para dar um retoque sempre que os cabelos começarem a arrepiar.

Por enquanto é isso pessoal, obrigado pelo apoio e pelo carinho!