8 dicas para diminuir o volume dos cabelos

Você acorda de manhã e seu cabelo arma tanto que parece uma esponja? Veja como diminuir o volume dos cabelos com procedimento simples do dia a dia.

Cabelo Masculino - 17 de março de 2015 - Saúde e cuidados

Uma das grandes dúvidas (e irritações) dos homens é como fazer o penteado sem que o cabelo fique armado e cheio de volume. É normal alguns tipos de cabelo “frizarem” e ganhar muito volume depois de seco. Isso deixa qualquer visual com cara de desleixado e dependendo do lugar onde se queira ir, com certeza vai ficar  totalmente incompatível com a ocasião.

Uma importante dica  que vale pra todo mundo é: entenda como o seu cabelo funciona! E tenho uma explicação simples para isso, cada cabelo tem um jeito, uma estrutura que varia muito da maneira como você corta e de como você cuida dele. Veja a diferença:

Existe o cabelo que possui volume naturalmente, quem tem cabelo encaracolado sabe do que estou falando, que basta secar para querer ganhar o mundo em sua volta. E tem o cabelo com volume “espigado”, que fica assim justamente por falta de hidratação, lavagem incorreta ou porque está muito desgastado pelas químicas.

Cabelo com volume é ruim?

Claro que não! Estando o cabelo com um bom corte e bem cuidado, o volume fica bonito e com aspecto natural e moderno.

O volume nos cabelos hidratados e bem cuidados proporciona um visual natural e despojado.

O volume nos cabelos hidratados e bem cuidados proporciona um visual natural e despojado.

Dicas para diminuir o volume

Partindo do principio que o volume do seu cabelo é natural, essas dicas irão resolver os seus problemas de uma vez por todas.

  1. Começando pelo corte de cabelo, opte sempre por cortes mais desconectados. Os cortes retos evidenciam mais o volume e deixar o aspecto muito mais armado. Ir com mais frequencia ao salão pode ajudar pois cabelo sem corte e com pontas duplas o estrago é em dobro.
  2. Use sempre! Para o cabelo que arma depois de seco, opte pelo leave-in ou creme de pentear sem enxágue. Este produto ajuda a tirar o frizz e deixa com os fios com ondas mais definidas. O leave-in é ideal para os cabelo mistos, liso e e pouco cacheados mais existem outros que já são específicos para quem tem ondas rebeldes e cachos duros. Cuidado para não empastar demais os fios senão os cabelo ficam com aspecto pesado e oleoso.
  3. Na hora de pentear, opte por pente de madeira e dentes largos e com os cabelo ainda úmidos. Se o seu cabelo for comprido escove no banho na hora de aplicar o condicionador ou máscara de hidratação. E procure não pentear o cabelo depois de seco, especialmente se o seu cabelo tiver cachos.
  4. Acordou e o cabelo armou igual a um balão? Faça o seguinte: Pegue um borrifador e misture creme de pentear sem enxágue e um pouco de água. Aplique no cabelo e modele os fios. O cabelo fica domado na hora!
  5. Uma boa hidratação todo mês é recomendável. Nos salões os produtos profissionais garantem um bom resultado pois possuem uma boa quantidade de ativos. Mas se quiser fazer em casa, sem problemas! Existe uma variedade enorme de produtos que garantem resultados de salão. Nesse caso a hidratação deve ser feita uma vez a cada quinze dias.
  6. Não exagere nos xampus anti-resíduo. Eles devem ser usados quando o seu cabelo estiver muito sujo e com excesso de resíduos. Por fazer uma lavagem profunda ele abre as escamas dos fios e deixam expostas fazendo com que o cabelo perca umidade e arme com mais facilidade. O uso é recomendado por apenas 1 vez ao mês.
  7. Não seque o cabelo parecendo que está secando um cão labrador! Use uma toalha felpuda e amasse os cabelos para tirar o excesso da umidade, só isso. Faça isso principalmente se o cabelo for cacheado ou crespo.
  8. Não lave o seu cabelo em excesso. Se a sua rotina e trabalho permitirem que o seu cabelo não fique tão sujo, então não é preciso lavar todo dia, mas claro isso varia muito! Cabelos crespos geralmente sofrem com o ressecamento e se lave no máximo três vezes por semana. Isso conserva a o oleosidade natural dos fios e manter o cabelo com menos volume.

São dicas simples mas que fazem toda a diferença no visual.